destaques

Estudantes de Cruzeiro do Sul conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

Em tempos difíceis como o que está atravessando a população acreana, surgem motivos de alegria e orgulho para a Educação do Estado. O site da Olimpíada Nacional de Ciência divulgou,  na última semana, as escolas de Cruzeiro do Sul e os alunos que foram destaque e que receberam homenagens, com medalhas e menções honrosas, pela participação na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio de Barros Freire recebeu uma medalha de ouro. Foto: Onofre Brito.

“Em meio a tantas lutas e tristezas, essa conquista é motivo de alegria para nossos alunos e professores”, afirmou a diretora da escola de Ensino Fundamental Presbiteriana, Chirleide Correia.

O objetivo da ONC é criar na sociedade a consciência de que alunos talentosos devem ser motivados e ter oportunidades de se desenvolver e se destacar em sua região, no Brasil e no mundo.

O gestor da Escola Dom Henrique, Jair Costa, congratulou as campeãs no município. “Muito bom ver nossas instituições se destacando em um evento nacional de ciências; isso nos enche de orgulho. Parabéns a todos”.

Escola Estadual de Ens. Fundamental e Médio Maria Lima de Souza – uma medalha de ouro e quatro menções honrosas. Foto: Onofre Brito

A ONC é uma oportunidade dos estudantes testarem suas habilidades, além de aprimorar o currículo. Já as escolas ganham em destaque acadêmico. A missão principal da organização não é a conquista do pódio, mas apoiar a educação ao estimular e destacar sua importância para o país.

A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A competição resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio, e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

Escola Presbiteriana  de Cruzeiro do Sul – três medalhas de prata. Foto: Onofre Brito

Para a coordenadora do Núcleo da SEE, Ruth Bernardino, as olimpíadas, de um modo geral, trazem, para os alunos, benefícios diretos. Como há pouca atividade extracurricular em nossa região, esses eventos são uma plataforma e um diferencial para quem quer estudar. É um ambiente que incentiva a ir além e ver que existem coisas maiores para conhecer”, observou.

Escolas e alunos Cruzeirenses homenageados

Escola de Ens. Fundamental Presbiteriana

MEDALHA DE PRATA

Karine Souza da Silva – 9° ano

Lara Mirely Lima Pinheiro – 9° ano

Ana Clara Veiga Dias – 9° ano

Escola Estadual de Ens. Fundamental Antônio de Barros Freire

MEDALHA DE OURO

Hérner Kauan Freitas da Silva – 8° ano

Escola Estadual de Ens. Fundamental e Médio Maria Lima de Souza

MEDALHA DE OURO

Ana Rebeca Rocha da Costa – 8° ano

MENÇÕES HONROSAS

Arielem da Costa Silva – 3° ano médio

Nataniele Oliveira Farias – 3° ano médio

Larissa da Silva Araújo – 8° ano

Ramírian Alves Rufino – 8° ano

Escola Estadual de Ensino Médio Dom Henrique Ruth

MEDALHA DE PRATA

Ana Luiza da Costa – 2° ano

Ana Beatriz Freitas Paiva – 2° ano

MEDALHA DE BRONZE

Gustavo Costa Barroso – 2° ano

MENÇÕES HONROSAS

Marcos Vinicius Souza da Costa – 1° ano

Denis Mesquita de Oliveira – 2° ano