Estrutura do Hospital do Juruá impressiona equipe internacional da Opas

Enrique Vasquez (centro) destacou o bom avanço em saúde encontrado no Acre (Foto: Assessoria Sesacre)
Enrique Vasquez (centro) destacou o bom avanço em saúde encontrado no Acre (Foto: Assessoria Sesacre)

A equipe de técnicos da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) visitou o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, para conhecer o atendimento oferecido aos pacientes com malária. Os profissionais da Opas foram acompanhados pela secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, na tarde de quinta-feira, 20.

“Verificamos que o hospital tem uma estrutura muito boa, acima do que esperávamos para um estado que tem uma realidade econômica difícil, em relação a outros estados do Brasil”, disse Enrique Vasquez, da Opas/Brasil.

Para Suely Melo, a visita da equipe da Opas serve para mostrar os avanços alcançados na saúde pública estadual. “A reação da equipe internacional da Opas nos mostra que estamos no caminho certo. É difícil conseguir manter e avançar com a saúde pública no estado, mas eu e o governador Tião Viana estamos completamente empenhados nessa missão”, relatou.

Ajustes no Hospital

Logo depois da visita da equipe da Opas, Suely Melo se reuniu com o corpo gestor do Hospital do Juruá, dando sequência ao ciclo de visitas às unidades hospitalares. Entre os assuntos da reunião, estavam a instalação do serviço de hemodiálise e aquisição de novos equipamentos hospitalares.

Outro assunto tratado foi a implantação da classificação de risco no pronto-socorro do hospital. O serviço de triagem já está em funcionamento, mas será melhor apresentado à população, para que todos entendam que a prioridade no atendimento de urgência e emergência depende da gravidade de cada caso.

Nesta sexta-feira, 21, Suely Melo deve se reunir com o Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro, em Cruzeiro do Sul, para buscar apoio no combate à malária. Em Mâncio Lima, a secretária se reúne com a prefeitura e visita a unidade hospitalar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter