Governo certifica novos profissionais na área de Eletricista Predial em Cruzeiro do Sul

Nesta semana, o governo do Estado certificou profissionais na área de Eletricista Predial por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), em Cruzeiro do Sul. O curso é realizado pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora). A formação se dá com a parceria dos governos federal e do Acre, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Formação técnica em Eletricista Predial realizada pelo governo do Estado por meio do Pronatec (Foto: Tamara Smoly IDM)
Formação técnica em Eletricista Predial realizada pelo governo do Estado por meio do Pronatec (Foto: Tamara Smoly IDM)

Com a oferta dos cursos do Pronatec o governo beneficia jovens e adultos com a formação profissional gratuita destinada alunos da rede pública de ensino e aos inscritos no CadÚnico, que são os participantes do Bolsa família, dentre outros programas de transferência de renda. O Ceflora está sob a coordenação de Evilásio Lima.

Cursos que antes eram de predominância masculina, como os de pedreiro, mestre de obras, encanador e eletricista hoje tem a grande participação de mulheres, que se destacam pela dedicação e zelo. O mercado da construção civil ainda não visualizou a relevância dessas profissionais, que muitas vezes não são aceitas, mas elas estão vencendo a resistência e continuam a se profissionalizar cada vez mais.

“Saio do curso com mais conhecimento no currículo e maior possibilidade de emprego,” declarou Raeli da Silva, formanda do curso de Eletricista.

Em 2012 e 2013 por uma demanda do governador Tião Viana o IDM garantiu a expansão dos cursos. “Em 2014 estamos focando na expansão e na garantia de êxito, com foco na qualidade da formação em que o acesso tem que chegar a mais pessoas, formando empreendedores, com habilidades e competências necessárias para a atuação no mercado de trabalho,” afirma Marco Brandão, diretor-presidente do IDM.