Estado reativa Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar

Na manhã desta quinta-feira, 20, foi realizada a primeira reunião de reativação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), no Estado do Acre, coordenada pela Divisão de Segurança Alimentar, da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM).

A Caisan integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e tem como finalidade promover a articulação dos órgãos e entidades da administração pública relacionados à área de Segurança Alimentar e Nutricional, a qual visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

União de órgãos governamentais visa evidenciar a produção local, inibir a fome da população e reduzir os índices de desperdício de alimentos. Foto: cedida

Além da SEASDHM, a câmara intersetorial é composta por outras instituições estaduais como a Casa Civil,  Secretaria de Saúde (Sesacre), Secretaria de Educação (SEE), Secretaria de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), Secretaria de Planejamento  Gestão (Seplag), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa).

Em união, as entidades formam a rede de apoio à produção, abastecimento e distribuição de alimentos, por meio de parcerias com os programas Banco de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Centrais de Abastecimento (Ceasa), Restaurante Popular, dentre outros. 

A diretora estadual de Assistência Social, Joelma Pontes, destaca: “A reativação da Caisan demonstra a união do governo federal com o estadual, na busca pela consolidação da política de segurança alimentar, buscando meios de evidenciar a produção local, inibir a fome da população e reduzir os índices de desperdício de alimentos”.

A coordenadora da Divisão de Segurança Alimentar da SEASDHM, Nazaré Oliveira, antecipa: “Inicialmente, os membros da Caisan visam trabalhar na revisão do Plano Estadual de Segurança Alimentar e na realização da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar, importantes tarefas de mobilização da sociedade em torno da política pública”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter