saúde mental

Projeto trabalha a importância das competências e habilidades socioemocionais no ambiente escolar

Equipes gestoras das escolas de Rio Branco participam nesta quinta, 20, na Escola Humberto Soares da Costa, de uma atividade do Plano de Ação Acolher e Sensiliz(ação), um projeto da Secretaria de Educação, Cultura e  Esportes (SEE) que visa sensibilizar os educadores a respeito da importância das competências e habilidades socioemocionais no ambiente escolar.

Educadores participando da atividade na Escola Humberto Soares da Costa. Foto: Dayana Soares

O projeto contempla gestores, técnicos e professores da área de biologia e de educação física. O responsável pelo Núcleo de Apoio à Psicologia Escolar e Educacional da SEE, Ocimar Leitão, explica que o objetivo é instrumentalizar esses profissionais a fim de que eles possam lidar com as questões de saúde mental que tem surgido entre a comunidade escolar no pós-pandemia: “É uma forma de apoiá-los e acolhê-los no trabalho de dar suporte aos alunos”. 

A coordenadora pedagógica da Escola Humberto Soares, Ester Assaf, conta que é importante aprender a lidar com os problemas de saúde mental, os quais tem se intensificado entre os estudantes e até mesmo entre educadores após a pandemia. “Tratar desses temas, que para nós são inovadores, é muito importante porque vem ao encontro do que nós estamos precisando dentro das escolas”. 

Responsável pelo Núcleo de Apoio à Psicologia Escolar e Educacional da SEE, Ocimar Leitão, em conversa com os educadores. Foto: Dayana Soares

Durante este primeiro encontro, as equipes vão trocar experiências e receber acompanhamento da equipe de psicologia da SEE. Essa é uma atividade inicial que vai balizar o plano de ação que será aplicado às formações futuras. A meta, até ao final do ciclo de formação, é alcançar cerca de 500 educadores da rede pública estadual de Rio Branco. Eles serão responsáveis por replicar os conhecimentos aos demais. 

A chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional, Lídia Cavalcante, informa que a SEE está atenta às sequelas deixadas pela pandemia no campo socioemocional, e, por esse motivo, decidiu intervir, promovendo essa formação, que vai orientar os educadores a fazerem o acolhimento e os encaminhamentos para o serviço público de saúde de forma correta. : “Nós percebemos que há um número significativo de alunos e até mesmo funcionários na nossa comunidade que estão precisando de ajuda psicológica, por isso, é importante que as equipes aperfeiçoem a forma de lidar com essa comunidade”.