Em parceria com o governo do Estado do Acre, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) realizou, na manhã de sábado, 23, no Centro de Educação Permanente (Cedup) de Rio Branco, a aula inaugural da Especialização em Políticas Públicas com ênfase em Gênero, Raça e Relações Étnico-Raciais.
A oferta teve mais de 400 inscrições, onde foram selecionadas 60 pessoas para compor a nova turma da formação, destinada aos educadores em geral, aos servidores federais, estaduais ou municipais da administração pública ou integrantes dos conselhos de direitos, dos fóruns intergovernamentais de promoção da igualdade racial, e dos conselhos de educação.
Jaycelene Brasil, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial de Rio Branco, explica que “trata-se de um trabalho para gerar formadores de opinião pública. Vivemos em uma sociedade onde injustiças raciais, infelizmente, ainda são praticadas. Mesmo 125 anos após a abolição da escravidão no país, o trabalho com políticas públicas voltadas para as questões étnico-raciais se faz necessário”.
A luta pela igualdade em suas diversas formas, segundo o secretário estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen, deve sempre ser aliada dos trabalhos educacionais nas formações de educadores. “É preciso instituir um sentimento de fraternidade. Não adianta dizer que todos são iguais perante a lei, se as oportunidades também não são iguais”, disse Zen.
Sobre a UAB – Tem como prioridade a formação de educadores por meio do estímulo à articulação e integração de um sistema nacional de educação superior, formado por instituições públicas de ensino superior, em parceria com estados e municípios brasileiros, utilizando a Educação a Distância (EAD) para a veiculação dos conteúdos dos diversos cursos.