Escritório do CAR é inaugurado em Rio Branco

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente  (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente (Imac), inaugurou na manhã desta terça-feira, 23, o Escritório Técnico de Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR).  O espaço, localizado na rua Marechal Deodoro, 572 (Edifício Murad, segundo piso), em Rio Branco, tem como objetivo atender os produtores rurais na realização do cadastro, gerenciar e operacionalizar o CAR no estado.

Assinatura da portaria de criação do escritório (Foto: Assessoria Sema)
Assinatura da portaria de criação do escritório (Foto: Assessoria Sema)

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, e o presidente do Imac, Fernando Lima, assinaram a portaria que estabelece a organização do funcionamento do escritório do CAR, com base no Decreto Estadual nº 7.734/2014, que regulamenta o CAR no Estado.

De acordo com o coordenador técnico do CAR, João Paulo Mastrangelo, o escritório nasce com a missão de adequar os imóveis rurais do Acre à legislação ambiental, principalmente no que se refere ao novo Código Florestal Brasileiro.

Para o secretário Edegard de Deus, o escritório do CAR vem para garantir que os proprietários ou possuidores de imóveis rurais no Acre tenham as condições necessárias para se adequar à legislação ambiental.

Além do escritório do CAR, o atendimento ao produtor rural já está acontecendo na Sala da Cidadania no Incra. O Estado contará também com cinco equipes itinerantes, lideradas por técnicos da Sema e do Imac, que a partir do dia 1 de julho iniciarão o atendimento aos produtores rurais em todas as cinco regionais do estado: Juruá, Tarauacá-Envira, Purus, Alto Acre e Baixo Acre.

Para Fernando Lima, O CAR é uma das políticas mais importantes que o Estado implantou nestes últimos anos. “O CAR veio para revolucionar o processo de regularização ambiental no Acre. Sabemos das dificuldades que era para regularizar uma propriedade, e agora, com uma ferramenta de última geração, o Sicar, o trabalho vai ser facilitado e o governo poderá atingir a meta de regularizar todos os imóveis rurais do Acre”, disse Lima.