Escolha da Realeza Junina de Rio Branco marca o primeiro dia de Circuito de Quadrilhas

Começou nesta sexta, 22, a tradicional competição entre as quadrilhas juninas de Rio Branco. O 12º Circuito de Quadrilhas Juninas é promovido pela Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), com apoio da Prefeitura de Rio Branco e governo do Estado, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Fundação Elias Mansour (FEM).

As atividades se estendem até amanhã, 24, com apresentações a partir das 19h no Espaço Família Junina Matutos da Roça, em frente ao Centro de Iniciação Esportiva, no bairro Aeroporto Velho.

“Hoje dá-se início a essa atividade que tem como principal objetivo brincar, promovendo o amor, paz e muita alegria. Espero que esses dias sejam lindos e que a comunidade aprecie o que esses grupos prepararam com tanto carinho”, disse o presidente da Liquajac, Jimmy Lima.

Abrindo a noite, a quadrilha junina da terceira idade do Sesc fez uma apresentação com tradicionais coreografias, ao som de grandes canções que estão sempre presentes nos arraias. “Essa atividade é desenvolvida há 25 anos no Acre, e tem como objetivo elevar a autoestima, tirando o idoso do isolamento social por meio dessa ação que vai muito além, pois envolve também crianças e adultos”, explica Marizete Melo, coordenadora da ação no Sesc.

Já na escolha da realeza, oito grupos de quadrilhas juninas participaram, competindo em três categorias: Casal Mirim, Rainha da Diversidade e Casal Caipira. Os vencedores foram: Mariana Bezerra e José Augusto Duarte, da Matutos na Roça, como Casal Mirim; Clara Cristina, da Malucos na Roça, como Rainha da Diversidade; e Jaiana Oliveira e Isleno Alves, também da Malucos, como Casal Caipira.

“É uma alegria encerrar meu reinado sendo escolhida como rainha. Ensaiei muito e fiquei emocionada ao ponto de chorar quando fui anunciada como vencedora”, contou a mini rainha, Mariana.

Com quatro mandatos seguidos, Jaiana conta que tinha encerrado as atividades quadrilheiras em 2017, mas esse ano, o grupo que ela faz parte a chamou novamente e até fizeram cota para mandar buscá-la. “Todo ano é uma emoção única, e esse ano com o peso maior por eles acreditarem em mim dessa forma”, afirmou.

Para o presidente da FGB, Sérgio de Carvalho, a atividade fomenta um segmento que ganha cada vez mais força em Rio Branco. “Nós não poderíamos deixar de apoiar não só esse evento, mas todo o Calendário Junino que começou em abril e segue até agosto, em diversos pontos da capital. Deixo aqui um abraço da prefeita Socorro Neri, que aprecia essa cultura tão bonita”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter