Gestores e jovens protagonistas das escolas de ensino em tempo integral do Acre participam do Escola Jovem Café 2022, um encontro anual que tem a finalidade de abrir espaço para o diálogo sobre as práticas pedagógicas e de gestão que deram certo na vivência escolar. O evento ocorre durante os dias 25 e 26, na Escola Jovem Integral Glória Perez, localizada no Bairro Xavier Maia, em Rio Branco.
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Além das 13 escolas integrais existentes no estado, nove de Rio Branco e quatro do interior, a reunião conta a participação do Instituto Natura, do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC/Dom Moacyr), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A coordenadora-geral do Núcleo da Escolas de Tempo Integral da Secretaria de Estado Educação, Cultura e Esportes (SEE), Elisa de Albuquerque, destaca que o encontro serve para que os gestores e jovens protagonistas reflitam sobre as práticas adotadas no dia a dia: “É o momento de ponderar o que deu certo e o que precisa ser melhorado em ações dentro das escolas de tempo integral, com a participação dos gestores e dos jovens protagonistas que fazem parte nas tomadas de decisão nas ações para a melhoria das escolas”.
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Durante o encontro, cada escola apresenta uma ação desenvolvida pelos jovens. Entre as práticas apresentadas está a instalação de lixeiras ecológicas nas dependências da Escola Sebastião Pedrosa.
A jovem protagonista Rose Vitória Pereira conta que a iniciativa partiu dos próprios estudantes, que perceberam a necessidade devido ao acúmulo de folhas das árvores e lixo no ambiente escolar: “Nós temos um ambiente com muitas árvores e com muito espaço aberto e percebemos que os zeladores passavam muito tempo limpando aquele lugar, por isso, resolvemos espalhar pela escola as lixeiras para que os próprios alunos ajudassem na seleção do lixo”.
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Outra prática que deu certo e que foi apresentada durante o evento é o projeto da Escola Armando Nogueira. O estudante protagonista Gabriel da Silva conta que a iniciativa surgiu para combater as ocorrências de bullying e cyberbullying registradas entre a comunidade de alunos. Diante do problema, os estudantes formaram uma comissão e mobilizaram a escola.
“Diante disso, nós recebemos uma oficina de saúde mental por parte da SEE e agora o nosso papel é replicar o que nós aprendemos entre os demais alunos”.
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Ações como essas apresentadas acima, onde os jovens estudantes são os atores principais das ações que dizem respeito a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade, são um dos aspectos principais do protagonismo juvenil, um dos pilares da educação em tempo integral.
O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, ressalta a importância da modalidade para o futuro da educação do Acre e que a meta é ampliar sua oferta na rede pública estadual. “Temos como meta a ampliação das escolas de ensino em tempo integral para todas as cidades acreanas”, contou.