qualificação

Seplag encerrou nesta quarta-feira curso de Virtualização de Servidores

Por Suellen Medeiros

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), por meio do Departamento de Formação e Capacitação dos Servidores (Decap) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ofertou o curso de Virtualização de Servidores, que teve início no dia 17 de outubro e finalizou nesta quarta-feira, 26. A virtualização de servidores é uma maneira econômica de fornecer serviços de hospedagem na Web e utilizar com eficácia os recursos existentes na infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI).

Curso de Virtualização de Servidores teve início no dia 17 de outubro e finalizou nesta quarta-feira, 26. Foto: cedida

A formação, com 30 horas/aula, foi voltada para 20 servidores de TI que atuam nas secretarias e autarquias do Estado. Segundo o instrutor Rafael Barros Sales, a finalidade dessa capacitação é fomentar dentro do serviço público a cultura do Open Source. “É um treinamento de virtualização com foco em software livre, com o intuito de diminuir o custo na implantação de soluções de tecnologia no Estado. Sabemos que a tecnologia é muito cara e com essas ferramentas a gente diminui os valores com licenciamento e potencializamos o trabalho de todos”, explicou Rafael.

Para Vilmar Boufleuer, gestor de políticas públicas, fazer parte dessa turma é de suma importância porque a área de TI, por ser transversal aos demais departamentos e setores do Estado, acaba impactando em toda a atividade do serviço público. “Por muito tempo a Tecnologia da Informação foi negligenciada quando se falava em capacitação. Agora, com os profissionais se atualizando e melhorando seus conhecimentos, vai afetar diretamente nas atividades dos seus respectivos órgãos, beneficiando o serviço público como um todo”, afirma.