Amazônia Viva

Escolas exploram diversidade Amazônica na Ciência Itinerante

As escolas de Sena Madureira exploram o tema da Mostra Viver Ciência deste ano, que é “Amazônia Viva”. Em praticamente todos os projetos expostos durante a Mostra Científica, a diversidade amazônica esteve presente. Um exemplo foi a exposição apresentada pela Escola Assis Vasconcelos que em seu espaço mostrou a diversidade dos sete estados da região Norte que integram a Amazônia brasileira.

“A nossa proposta aqui na Viver Ciência era trazer a Amazônia para dentro do evento, aproveitando o tema e explorando todos os aspectos dessa rica região, desde a fauna até a culinária típica de cada estado”, conta a expositora Vanúzia Queiroz.

Em amostra, estavam comidas típicas como vatapá e produtos do extrativismo amazônico, como açaí, mandioca e castanha do Pará. O visitante podia ainda degustar chás preparados com ervas medicinais da região como manjericão e Capim-Santo.

Produtos do extrativismo vegetal amazônico estavam em amostra (foto: Mágila Campos)

Outras maquetes representavam a floresta e chamavam a atenção para os problemas causados pelo desmatamentos no solo e degradação dos rios amazônicos, uma vez que na Amazônia está um quinto de toda a reserva de água doce do planeta.

No mural Artes Plásticas exaltavam os animais. “Os trabalhos tiveram como enfoque aprofundar não só os conhecimentos dos alunos sobre a Amazônia como também de toda a população”, destaca a coordenadora.

A Mostra Científica

A Viver Ciência Itinerante Purus foi realizada nos dias 13 e 14, na Escola Dom Júlio Mattioli. O evento reuniu estudantes da cidade sede e também do município vizinho Manoel Urbano. A ação é uma extensão do maior evento de ciência e tecnologia do estado, a Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Viver Ciência). É uma realização do governo acreano, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e diversos parceiros.