Novos Talentos

Projeto “BIS Educando com Música” é lançado em Rio Branco

Alunos da Escola Samuel Barreira também se apresentaram (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

A semana começou com música no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Professores e alunos da rede estadual se reuniram nesta segunda, 18, para o lançamento do Projeto Educando com Música (Probem). A iniciativa é uma parceria entre SEE e o Comando de Fronteira do Acre, por meio do 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS), e integra as ações do Programa de Mãos Dadas com a Escola.

Segundo o comandante do 4° BIS, o coronel de Infantaria Wellington Valone Barbosa, a intenção é transmitir o conhecimento dos músicos da banda do destacamento aos alunos da rede, além de levar aos estudantes orientações sobre cidadania, ética, disciplina, respeito, saúde e resistência às drogas.

“Começamos o projeto na escola Samuel Barreira e depois encontramos no Mãos Dadas a oportunidade de levar o ensino musical para as outras escolas, então unimos o Probem ao programa”, explica.

A banda do 4º BIS se apresentou durante o lançamento do projeto (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

Durante o lançamento, a banda de música do 4º BIS animou os estudantes tocando várias canções nacionais. Além disso, houve também apresentações especiais das escolas Lindaura Martins Leitão, Mário de Oliveira e Samuel Barreira. Entre os estudantes que se apresentaram estava Fernanda Pereira, 17. Ela conta que participar do coral é uma novidade. “Eu sempre amei a música, sempre amei cantar e espero um dia chegar lá”, disse.

Já a pequena Sara Silvia Isaías, 9, da escola Samuel Barreira, conta que a música sempre fez parte da sua vida. Cantando na igreja e por influência do pai, ela já teve a oportunidade de se apresentar em vários estados do país. Além disso, toda a família também é envolvida com a música. “Eu estou gostando muito do projeto, pois é uma chance de demonstrarmos o nosso talento”, diz.

As apresentações animaram o público (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

As ações do Probem irão dividir-se nas modalidades Orquestra de Flauta e Coral de Vozes. A primeira será desenvolvida com crianças de 7 a 12 anos da escola Samuel Barreira.

Já os corais serão trabalhados em 10 escolas de Ensino Fundamental II: Chalub Leite, Lindaura Martins, Serafim Salgado, Marina Vicente, Terezinha Migueis, Paulo Freire, Adalberto Sena, João Aguiar, Carlos Casavecchia e Mário de Oliveira.

De acordo com o secretário da Educação e Esporte, Marco Brandão, projetos como este ajudam a formar o estudante na sua totalidade. Atualmente, a SEE já possui atividades semelhantes, frutos de parcerias com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agora, o Exército.

“Um dos objetivos é formar essas parcerias com instituições que possam dos ajudar no processo formativo das nossas crianças e jovens, e formar não só pelas disciplinas, pelo conteúdo acadêmico, mas também por outros caminhos, como o caminho da arte”, explica.

Ao final das ações desta edição do Probem, em setembro, todas as escolas participantes irão se reunir para apresentarem ao público o que aprenderam durante o projeto.