Foram dois dias de comemoração, onde quem ganhou presente foram os alunos de escolas públicas com palestras sobre saúde
Com a missão de promover educação profissional em saúde para jovens e trabalhadores, considerando as características regionais, alto nível científico e humanista, através de processos pedagógicos integrados ao processo de trabalho em saúde, a Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha, Unidade Descentralizada do Instituto Dom Moacyr, faz aniversário nesta sexta-feira, 25.
Em dois dias de comemorações, quem ganhou presente foram os alunos das escolas Raimundo Gomes de Oliveira e Henrique Lima, dos bairros Tucumã e Calafate, respectivamente. Palestras com os temas: escovação e aplicação de flúor, drogas e gravidez na adolescência, queimaduras e primeiros socorros, pirâmide alimentar e peça teatral abordando sobre a gripe H1N1, foram algumas das atividades apresentadas aos visitantes.
"Estou encantada com a estrutura da Escola e com a oportunidade de conhecer temas que vimos na escola de uma forma diferente. Hoje tenho a consciência dos perigos da gravidez na adolescência e o que ela traz de prejuízos para a vida do jovem", revela a estudante Natiele Medina de Lima.
"Esse intercâmbio é interessante por que traz a comunidade para conhecer o tipo de formação que a Escola Técnica em Saúde oferece. É fantástico olharmos essas crianças e o interesse delas em conhecer temas novos que, de alguma forma, irão contribuir para melhorar suas vidas", afirma a Coordenadora Geral da Escola, Anna Lúcia Abreu.
Oferecer aos alunos do Ensino Médio e Fundamental a oportunidade de conhecerem outros espaços didáticos e outras profissões foi o saldo positivo da programação de aniversário. A opinião é da professora da Escola Raimundo Gomes, Silvia Ferreira dos Santos. Para ela, a ação leva a refletir sobre os cuidados com a saúde, prevenção de acidentes. "São conhecimentos úteis que eles aplicarão no seu cotidiano", observa.
ETSMMR – A Escola Técnica em Saúde é uma unidade pública de Educação Profissional, vinculada administrativamente ao Instituto de Desenvolvimento de Educação profissional Dom Moacyr, mantenedor da unidade, com Gestão Compartilhada com a Secretaria de Estado de Saúde. O Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr foi criado no dia 21 de Dezembro de 2005, através do decreto de lei 1.695, com autonomia, administrativa, financeira e pedagógica.
A Escola Técnica em Saúde, por ser uma unidade de Educação Profissional em Saúde, está voltada ao desenvolvimento de cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada. Sua clientela é composta por trabalhadores do sistema de saúde e comunidade, atendendo ao conjunto de demandas geradas pelo plano de desenvolvimento do Governo do Estado.