Profissionais de saúde são especializados para atender pessoas com incapacidade física

Objetivo é capacitar os profissionais que atendem pacientes e ex-pacientes atingidos pela hanseníase e outras doenças como o diabetes

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Programa Estadual de Dermatologia Sanitária, realiza de 28 de setembro a 2 de outubro, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no auditório do Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira, o Curso de Adaptação de Calçados. O objetivo é especializar os profissionais que atendem pacientes e ex-pacientes atingidos pela hanseníase e outras doenças como o Diabetes.

O curso é oferecido aos profissionais dos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul atuantes nas áreas de cirurgia ortopédica e fisioterapia do Programa de Dermatologia Sanitária, como também para sapateiros das oficinas ortopédicas. 

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Dermatologia Sanitária, Franciely Gomes, o Ministério da Saúde (MS) incentiva programas para redução de danos, bem como a recuperação de incapacidades físicas causados pela hanseníase. "O MS produziu o Manual de Adaptações de Palmilhas e Calçados para ser utilizado durante o curso que é ministrado em todo país. A iniciativa é importante, uma vez que qualifica os profissionais e padroniza os serviços oferecidos aos pacientes com essas necessidades", declara. 

Participam do evento o secretário de Saúde, Osvaldo Leal, a gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Maria Gerlívia Angelim, a gerente da Divisão de Agravos Transmissíveis, Francimary Muniz, além da presença dos técnicos do MS que ministrarão o curso.  

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter