Escola Penitenciária inicia curso sobre intervenção prisional para agentes

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP), iniciou na sexta-feira, 13, o curso de Intervenção com Baixa Luminosidade (LowLight).

A qualificação é oferecida a agentes penitenciários, além de policiais militares e civis do Estado, e visa qualificar a atuação em situações de interrupção da energia elétrica em presídios.

Com 40 horas-aulas praticas e teóricas, o treinamento ocorre entre os dias 13 e 16 de março (Foto: Marcelo Torres/ Secom)
Com 40 horas-aulas praticas e teóricas, o treinamento está sendo ministrado entre os dias 13 e 16 deste mês (Foto: Marcelo Torres/ Secom)

“Este treinamento é uma ferramenta valiosa para agentes de segurança e grupos táticos. O curso tem como objetivo desenvolver habilidades para que o profissional de Segurança esteja preparado para utilizar técnicas operacionais de invasões com baixa luminosidade”, explicou o instrutor da atividade Marcio Torbes.

Torbes, que é primeiro-tenente da Polícia Militar do Rio Grande do Sul e já serviu as Forças de Segurança por mais de 30 anos, agora realiza instruções sobre esse novo método de controle, que já foi implantado em outros países, como Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina e Equador.

Conhecimento

Capacitação visa instruir cerca de 40 profissionais a utilizar falta de energia em favor próprio (Foto: Marcelo Torres/Secom)
Capacitação visa instruir cerca de 40 profissionais a utilizar falta de energia em favor próprio (Foto: Marcelo Torres/Secom)

Durante a ação, os alunos aprenderão os fundamentos de perímetro, procedimentos, posicionamento e estudo de caso, além dos tipos de formação durante intervenções, aplicação da lanterna em low light [baixa luminosidade], entradas táticas e operações noturnas.

“Podemos aprender a utilizar o escuro a nosso favor para garantir a segurança e a integridade física do agente, de uma possível vítima e dos próprios perpetradores envolvidos na ação”, destacou o agente penitenciário Francisco Neri.

De acordo com o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, essa capacitação fortalece o trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários. “Isso os habilita a um novo conhecimento para atuação no sistema prisional do estado. Após o encerramento dessa turma, outras também virão para conseguirmos capacitar o maior numero de profissionais”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter