Epitaciolândia recebe campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos

Na próxima quinta-feira, 2, Epitaciolândia (220 quilômetros de Rio Branco) recebe a campanha de coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).

O objetivo é conscientizar os produtores rurais da necessidade de cumprir a determinação da legislação que obriga a devolução das embalagens de agrotóxicos por causarem risco à saúde das pessoas e pela contaminação do meio ambiente.

Durante todo o dia de programação, a equipe do Idaf vai repassar aos produtores rurais orientações sobre os procedimentos e doar mudas aos que forem devolver as embalagens vazias. Também será realizado um ciclo de palestras, além de atendimentos de saúde.

Uma equipe do instituto já está percorrendo ramais da região mobilizando os produtores rurais para participarem da campanha de coleta.

Oder Gurgel, coordenador de fiscalização de agrotóxicos e afins do Idaf, afirma que a principal intenção é conscientizar os produtores rurais. “Essa é uma oportunidade que estamos dando aos produtores para que eles devolvam as embalagens sem correr risco de multa. A intenção do instituto é multar apenas em último caso. Queremos produtores conscientes”, destaca.

A multa para quem não cumprir a lei varia de R$ 1 mil a R$ 2,5 mil, sendo o dobro em caso de reincidência.

A campanha de coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos coordenada pelo Idaf será realizada em frente ao posto de passagem do Ministério da Agricultura de Epitaciolândia, na BR-364, entrada da cidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter