Educação

Em três meses, governo capacitou 500 acreanos em cursos técnicos e de qualificação profissional

O governo do Acre, por meio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr, tem investido fortemente, ao longo dos últimos anos, em capacitação profissional, alcançando os 22 municípios do estado. O principal objetivo é oferecer às pessoas que estão fora do mercado de trabalho chances reais de conquistar um emprego.

Estado realizou uma grande cerimônia de colação de grau em julho, no auditório da Uninorte, em Rio Branco. Foto: Assessoria Ieptec

Somente no último trimestre, o Ieptec disponibilizou mais de 500 vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional em diversas áreas. Para acompanhar essa grande demanda de educandos, ao longo do período foram lançados processos seletivos para contratação de cerca de 90 profissionais, entre mediadores, supervisores e pessoal de apoio para atuar nos centros de educação profissional e tecnológica (Cepts) da rede Ieptec.

Os cursos técnicos têm maior período de duração e garantem a diplomação ao final, já a qualificação profissional é realizada em três meses, ao final os educandos recebem certificados.

Diplomações e certificações

Quanto à entrega de diplomas e certificados, o governo do Estado realizou uma grande cerimônia de colação de grau em julho, no auditório da Uninorte, em Rio Branco, com a participação de aproximadamente 200 estudantes da rede pública estadual de ensino.

Os alunos concluíram cursos de assistente administrativo e financeiro, maquiador, operador de computador, confeitaria, auxiliar de nutrição e dietética, balconista de farmácia, recepcionista em serviços de saúde ou assistente de produção cultural, totalizando nove formações do Itinerário V, que oferta cursos profissionalizantes concomitantes ao ensino regular para estudantes do ensino médio.

Somente no último trimestre, o Ieptec disponibilizou mais de 500 vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional. Foto: Assessoria Ieptec

No Acre, a operacionalização do itinerário que corresponde à formação técnica e profissional na rede estadual de ensino é de responsabilidade do Ieptec, com enfoque no desenvolvimento de competências e habilidades, com vistas à valorização e qualificação profissional dos estudantes que optaram por uma trajetória profissional. “Além dos alunos saírem da escola com o ensino regular, também estão saindo com uma ou mais formações técnicas ou profissionais, e isso é de uma relevância imensa”, disse Lucélia Frota, coordenadora-geral do Itinerário de Formação Profissional do Ieptec.

Pedro Vinícius da Silva Araújo, ex-aluno da Escola Leôncio de Carvalho, em Rio Branco, concluiu os cursos de assistente administrativo, recepcionista em serviços de saúde, e nutrição e dietética, enquanto ainda cursava o ensino médio. “Estava muito ansioso para receber meus certificados, que vão me proporcionar maiores chances de ingresso no mercado de trabalho”, declarou.

Coordenadora-geral do Itinerário de Formação Profissional do Ieptec entrega certificado à aluna. Foto: Assessoria Ieptec

“A educação profissional é o futuro do país e, para nós do Ieptec, fazer parte do início da formação desses jovens é muito prazeroso”, disse Carlos Peres, presidente do instituto.

Planos futuros

O governo do Acre, por meio do Ieptec e de seus centros parceiros formou, de julho a setembro de 2022, 794 educandos em cursos técnicos, e mais de 600 receberão os certificados até o fim do ano em cursos de qualificação profissional.