Estado realiza campanha educativa para incentivar o combate ao vírus da raiva no Acre

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) é o principal órgão responsável pelo controle e fiscalização de doenças vegetais e animais no estado. No Dia Mundial Contra a Raiva, celebrado em 28 de setembro, foi dado início a uma campanha sobre o tema, com uma série de palestras de conscientização realizadas pelo instituto em todo o estado.

Idaf realizou palestras nas escolas rurais em vários municípios do estado. Foto: cedida

O objetivo do Idaf é informar a população sobre a transmissão do vírus da raiva, que não tem tratamento e pode ser prevenida somente por meio de vacinação.

“A raiva é uma zoonose causada por um vírus que afeta o sistema nervoso e infecta todos os mamíferos, inclusive o ser humano. É transmitida pelo contato com a saliva infectada, por mordidas ou arranhões. Os cães e os morcegos são os principais transmissores dessa doença, que chega a ser fatal em quase 100% dos casos. Atualmente, no Brasil, o maior número de casos se dá pela mordedura de morcegos infectados pelo vírus rábico”, explicou a veterinária e chefe do programa de combate à raiva do Idaf, Maria do Carmo Portela.

Importante que a população informe ao Idaf a ocorrência de eventuais ataques de morcegos, para evitar o contágio com o vírus da raiva. Foto: cedida

De acordo com a veterinária, o Idaf realizou palestras nas escolas rurais em vários municípios do estado, com atividades lúdicas, para alertar as crianças sobre a doença.

Segundo Maria do Carmo, o período entre o acidente com o animal e o aparecimento dos sintomas é extremamente variável. Pode ser de alguns dias até alguns anos, com uma média de 45 dias, nos humanos e de dez dias a dois meses no cão. Em crianças, existe tendência para um período de incubação menor que nos adultos. Os sintomas são fraqueza geral, desconforto, febre, dor de cabeça ou irritabilidade.

Além disso, é importante que a população informe ao Idaf a ocorrência de eventuais ataques de morcegos, para evitar o contágio com o vírus da raiva através do número de telefone da sede do instituto: 3221-7773.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter