A titular da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Ana Paula Lima, e equipes do Sistema Fecomércio e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) estiveram presentes nesta terça-feira, 22, em Plácido de Castro, para a apresentação do programa Qualifica Acre.
Reuniram-se com o prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva; o de Capixaba, Manoel Maia; com o secretário municipal de Planejamento de Acrelândia, José Ailton de Oliveira, representando o prefeito Olavo Rezende; e com as secretárias municipais de Assistência Social, na prefeitura.
O Qualifica Acre tem como objetivo levar qualificação e requalificação profissional para pessoas em vulnerabilidade social nos 22 municípios acreanos, pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG).
Para o prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva, é um motivo de alegria poder contar tanto com a parceria do governo do Estado, que tem ajudado desde o início da gestão, quanto da Fecomércio/Senac, que ofertará cursos importantes. “Nosso sentimento é de gratidão por estarmos tratando de algo que trará benefícios para nosso o município”, afirma.
Para Plácido de Castro, serão oferecidas 220 vagas em sete cursos diferentes. A prefeitura, com o auxílio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, irá selecionar os alunos para as vagas ofertadas.
“A parceria veio no momento certo. Tenho certeza de que os cursos trarão somente benefícios para a população e nosso município tem só a crescer. Estamos à disposição, quero estar junto, participar e incentivar o nosso povo”, diz o prefeito de Capixaba, Manoel Maia.
José Ailton de Oliveira, de Acrelândia, diz que essas qualificações são de grande ajuda, principalmente para aqueles que não têm tantas oportunidades. “Às vezes, uma qualificação como essa já muda o futuro de uma pessoa. O compromisso da gestão pública é realmente ajudar na construção de oportunidades assim”, afirma o secretário.
Para Capixaba, serão ofertadas 140 vagas em quatro cursos diferentes, já em Acrelândia, serão 80 vagas em três cursos. “Estamos vencendo a pandemia com o empenho do governo em garantir a vacinação para todos, porém precisamos nos preocupar com o depois. O pós-pandemia está chegando e com ele mais preocupações, por isso é importante trazer os cursos profissionalizantes. Os municípios têm urgência, por isso o governo do Estado, junto com os nossos parceiros, oferecem mais essa ação, que com certeza trará resultados positivos para a economia”, afirma a titular da SEASDHM.