diagnóstico

Em Cruzeiro do Sul, Saúde realiza encontro para fortalecer a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência

O governo do Acre vem trabalhando para fortalecer e ampliar políticas que beneficiem a população com deficiência. E mais uma importante iniciativa foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), na tarde desta quinta-feira, 26, em Cruzeiro do Sul.

Encontro representa o nascimento de novas políticas assistenciais do Estado. Foto: Eliel Mesquita/Secom

Na sede local da Sesacre, um encontro marcou a continuidade das discussões que visam fortalecer a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência na região. Ali, foram pontuadas e pactuadas ações futuras com representantes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), da Secretaria de Assistência Social dos Direitos Humanos e Políticas para Mulheres (SEASDHM) e de instituições que cuidam de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) no município.

“Ficamos muito felizes com as ações que vêm acontecendo no Juruá. Nesse encontro intersetorial, buscamos avançar com políticas assistenciais na região, pois o governo tem se empenhando para que essas ações sejam implementadas”, enfatizou a coordenadora estadual da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, Domisy Vieira.

Os avanços na Saúde foram tema de programa das mídias locais. Foto: cedida

A definição do fluxo para emissão do relatório pedagógico, que irá contribuir no diagnóstico para a criança com autismo, é fruto da parceria entre a Saúde, Educação e Assistência Social, que tem sido importante estratégia do governo para assegurar os cuidados à pessoa com deficiência intelectual no estado.

Paulo Sérgio Soriano, representante da SEE, teceu comentários sobre a relevância do encontro. “Um momento oportuno, em que daremos encaminhamento ao fechamento de diagnóstico à pessoa com autismo. Esse acesso irá beneficiar, sobretudo, às famílias carentes da região”, afirma.

A definição do fluxo para emissão do relatório pedagógico, que irá contribuir no diagnóstico para a criança com autismo, é fruto da reunião. Foto: Eliel Mesquita/Secom

Milca Santos, coordenadora local da SEASDHM, reforça o compromisso da pasta em agregar valor ao processo de criação de políticas que dão assistência à pessoa com autismo. “Juntos, vamos fortalecer a rede de apoio a esse público”, ratifica.