Comitê Estadual de Políticas para Mulheres se reúne para articular políticas públicas

Na última quarta-feira, 25, a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres do Acre (SEASDHM) promoveu uma reunião com o Comitê Gestor do Plano Estadual de Políticas para Mulheres (CGPEPM), em Rio Branco.

O grupo é integrado por 24 secretarias e órgãos governamentais de esfera estadual, contando com dois membros representantes de cada órgão, um titular e um suplente, todos indicados por gestores das pastas. A união das entidades governamentais visa gerar melhor articulação e promoção de ações que atendam a população feminina do Acre.

O comitê busca promover políticas públicas para as mulheres do Acre contando com a colaboração de diversas pastas. Foto cedida

Na ocasião, foram apresentados os eixos do plano estadual da política, documento de gestão estipulado para a fundamentação das atividades da Diretoria de Políticas para Mulheres, que possibilita a elaboração de políticas públicas.

Além disso, foi um momento oportuno para a apresentação do trabalho promovido pela diretoria, em que os presentes compreenderam o que a SEASDHM já executa. Um dos trabalhos realizados pela equipe governamental é o de ações de prevenção e combate à violência doméstica, assim como o apoio itinerante em serviços de psicologia, orientação jurídica e assistência social para a população.

A diretoria realiza atendimentos de maneira itinerante, por meio do Ônibus Lilás da SEASDHM. Foto: Emmanuely Falqueto/TJAC

Isabela Fernandes, chefe do Departamento de Promoção de Políticas para Mulheres, fala sobre a importância da aplicação da política nos órgãos de estrutura governamental: “A política destinada para as mulheres acontece de maneira transversal, por isso, devemos trabalhar com o recorte de gênero em mente, pensando em ações que irão fortalecer as mulheres”.

A diretoria de Políticas para as Mulheres atua como mapeadora e executora de ações no estado. Foto cedida

Por fim, com o papel de cada agente governamental definido, um calendário de ajustes foi estipulado, em que as metas e futuras contribuições de cada órgão do governo serão apresentadas ao comitê.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter