Em Brasília, Tião Viana garante trafegabilidade da balsa sobre o Rio Madeira

Tião Viana fez uma precisa demonstração da possibilidade do risco de isolamento do Acre pela grande estiagem que atinge a região Amazônica (Foto: cedida)
Tião Viana fez uma precisa demonstração da possibilidade do risco de isolamento do Acre pela grande estiagem que atinge a região Amazônica (Foto: cedida)

Em importantes agendas nesta quarta-feira, 24, em Brasília, o governador Tião Viana participou de uma extensa reunião no Ministério do Meio Ambiente, para tratar da trafegabilidade da balsa sobre o Rio Madeira que mantém a conexão do Acre com o restante do Brasil através da BR-364.

Participaram da reunião representantes de sete órgãos federais, entre eles o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério de Minas e Energia e Ministério das Relações Exteriores.

Tião Viana fez uma precisa demonstração da possibilidade do risco de isolamento do Acre pela grande estiagem que atinge a região Amazônica ocidental e que as consequências da não travessia também afetariam Rondônia, Peru e Bolívia, já que toda a região de fronteira utiliza serviços de transporte pela BR-364 e BR-317, que vai até os países vizinhos.

Durante a discussão, os órgãos federais chegaram a um consenso de que a medida emergencial para garantir a trafegabilidade da balsa durante o período de forte estiagem é o desassoreamento do Rio Madeira naquela região, trabalho que deve ser realizado pelo Dnit.

Já a médio porte, a solução apontada foi a de que a usina hidrelétrica de Jirau aumentasse o nível de sua barragem, passando a acumular mais água. Mas esta é uma decisão ainda em estudo, tendo em vista que há um acordo com o governo boliviano pelo nível da barragem de Jirau que precisa ser revisto devido à inédita situação de seca.

Presidente do STF

No encontro com o presidente do STF, Tião Viana agradeceu o apoio da instituição na área de segurança pública (Foto: assessoria STF)
No encontro com o presidente do STF, Tião Viana agradeceu o apoio da instituição na área de segurança pública (Foto: assessoria STF)

Ainda em Brasília, o governador Tião Viana, acompanhado do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque, reuniu-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

Tião Viana agradeceu ao apoio do STF durante o período crítico da segurança pública no Acre nos últimos dias e aproveitou para pedir que Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tenha um olhar mais atento sobre o sistema prisional na região de fronteira, tendo em vista que a maioria dos reeducandos foi condenada por tráfico de drogas, um tema de responsabilidade da União, mas que não divide esse aspecto quanto ao sistema prisional.

Ministério da Integração

A última agenda do governador nesta quarta-feira foi junto ao Ministério do Planejamento. No encontro, foi tratado sobre o reconhecimento da situação de emergência que o Acre se encontra devido ao período de estiagem histórico, com a maior seca do Rio Acre já registrada.

Foram discutidas ações de apoio ao plano de abastecimento que já está sendo desenvolvido pelo governo do Estado e o reforço no compromisso da União com a situação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter