Educação realiza cursos on-line durante a pandemia

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP/AC) concluiu esta semana dois cursos on-line. Um de baixa visão e outro de ledor e transcritor.

Os cursos, com duração de 120 horas/aulas cada um, iniciou de maneira presencial, mas devido à pandemia do novo coronavírus, o restante dos cursos (100 horas/aulas) foi realizado de forma on-line. Para a maioria dos cursistas, tratou-se de uma experiência inédita.

Para maioria dos participantes, cursos on-line é uma experiência nova Foto: Cedida

O público-alvo dos cursos foram os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), mediadores e assistentes educacionais, acadêmicos e a comunidade em geral. Vinte e duas pessoas realizaram o curso de baixa visão e 16 o de ledor e transcritor.

Os cursos ofereceram subsídios técnicos para que os profissionais que trabalham na educação especial possam desenvolver atividades de leitura, de escuta e gravação de áudio, considerando o ritmo, a pontuação, a tonalidade e a entoação de voz como recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência que necessite de ajuda em concursos e outros certames.

Cursos ofereceram subsídios aos profissionais Foto: Cedida

O curso de baixa visão foi ministrado pela professora Paula Thereza Freire do Nascimento e de ledor e transcritor ficou sob a responsabilidade da professora Nerci Luiza Barbosa. De acordo com a chefe do Departamento de Ensino Especial, Shirlei Lessa, os próximos cursos estão agendados para acontecer no mês de junho.

“Se até lá já tivermos normalizado o atendimento e as nossas aulas, os cursos voltarão a ser presenciais. Mas se continuarmos com as medidas restritivas que temos hoje, vamos planejar para que eles possam ser oferecidos on-line novamente”, explicou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter