Educação promove oficina de avaliação para os coordenadores pedagógicos do ensino básico

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Avaliação, promove durante os dias 12 e 13, a oficina Noções Básicas sobre Avaliação de Itens Avaliativos, com duração de oito horas, tendo como público-alvo os coordenadores pedagógicos das escolas de Educação Básica do Estado.

O curso foi pensado para contribuir com os coordenadores pedagógicos, na formação dos professores, para orientá-los quanto às avaliações no dia a dia na sala de aula com os planejamentos das aulas e das avaliações. Um espaço de reflexão sobre a difícil tarefa de avaliar com qualidade.

Oficina Noções Básicas sobre Avaliação de Itens Avaliativos acontece nos os dias 12 e 13. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

Um contexto de busca constante por possibilidade de acompanhamento e formação continuada de docentes, no que diz respeito aos aspectos pedagógicos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

“A oficina tem o objetivo de contribuir e fortalecer essa atividade que já é realizada na escola que é a avaliação escolar,” citou a professora Auxiliadora Rodrigues, assessora pedagógica da Divisão de Avaliação da SEE.

A chefe da Divisão de Avaliação, professora Maria Victor, fala da abrangência da Oficina no Estado. “Nós queremos atingir todas as escolas do Estado e faremos esse mesmo trabalho por várias equipes até que todas as escolas sejam contempladas”, pontuou.

A Oficina tem como público alvo os coordenadores pedagógicos Foto Mardilson Gomes/Ascom SEE

Para as escolas do interior, a Diretoria de Ensino, por meio do Departamento de Educação Básica, está organizando um cronograma juntamente com a equipe da Divisão de Avaliação que vai percorrer o estado levando a oficina.

“Essa oficina é uma iniciativa muito boa porque conseguimos reavaliar, replanejar, ressignificar nossa prática pedagógica. Toda a equipe realmente tem muita dificuldade em elaborar item, pois não é uma prática que aprendemos na universidade, então dificulta muito essa questão de como elaborar, como utilizar um verbo mais adequado, como delimitar uma questão, como casar esse enunciado ‘a consigna’, como a gente costuma dizer”, comentou a professora Sebastiana Gama, coordenadora pedagógica da escola Iza Mello.

Professora Sebastiana Gama, coordenadora pedagógica da Escola Iza Mello, participante da oficina Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

Essa mesma oficina será oferecida em outros períodos em Rio Branco, para os coordenadores que não conseguiram se inscrever nesse primeiro momento. Hoje acontece na SEE e nesta sexta-feira, 13, na Escola Lourenço Filho com uma turma de 50 pessoas em cada turno.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter