Doação de rim de Mato Grosso beneficia paciente no Acre

O paciente adquiriu o problema nos rins depois de ser picado por uma cobra (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Paciente adquiriu o problema nos rins depois de haver sido picado por uma cobra (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Uma parceria do Ministério da Saúde (MS) com empresas aéreas comerciais possibilitou na noite de sexta-feira, 15, o transporte de um rim de Mato Grosso para o Acre. O órgão, doado pela família de uma adolescente de 14 anos, vítima de acidente de trânsito, beneficiou o paciente Gustavo Fontenele, 16, que sofria desde 2013 com insuficiência renal.

Segundo a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de órgãos do Acre (CNCDO/AC), Regiane Ferrari, o órgão foi disponibilizado pela Central Nacional de Transplantes na tarde da quinta-feira, 14. A partir desse momento, a equipe começou todo o processo de logística de transporte do órgão até o efetivo transplante, no centro cirúrgico do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.

“Recebemos o rim direito. O rim esquerdo e o fígado foram para outras unidades da federação. Enquanto o órgão era transportado, os exames de compatibilidade eram realizados em Goiânia. Então, notificamos o paciente, a equipe médica, o centro cirúrgico, ou seja, todos que fazem parte do processo de transplantes. O procedimento se deu na madrugada de sábado e correu tudo bem”, relatou Regiane.

Vida nova

Familiares comemoram  resultado da ciruurgia (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Familiares comemoram resultado da cirurgia (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Brincar é a primeira atividade que Gustavo Fontenele quer fazer quando chegar em casa. O paciente, que mora em Brasileia, deslocava-se três vezes por semana para a nefrologia do HC de Rio Branco, para passar pelas sessões de hemodiálise. “Não podia comer qualquer coisa. Parei de estudar quando descobri o problema. Não podia brincar, mas o pior era não poder urinar. Depois da cirurgia já fui muitas vezes ao banheiro. Voltei à minha vida normal”, contou.

Para Odailsa Braga, irmã de Gustavo, a notícia de que o irmão iria passar pelo procedimento cirúrgico alegrou toda a família. “Quando soubemos que o Gustavo iria receber o rim, nem conseguimos dormir de ansiedade e alegria. Fico muito grata a toda a equipe médica que nos acolheu muito bem e, principalmente, a essa família, que foi tão caridosa e não pensou duas vezes em salvar a vida do meu irmão”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter