Para garantir o carnaval com mais alegria e sem lembranças desagradáveis, é importante não se descuidar da saúde. A festa exige uma série de procedimentos para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e outras causadas pelo contato direto e íntimo como viroses respiratórias, conjuntivites, hepatites, herpes e sífilis, por exemplo.
Nesse período, para minimizar os riscos de doenças, os governos federal, estadual e municipal lançam campanhas de orientação e prevenção, com o objetivo de conscientizar a população sobre algumas doenças que surgem, principalmente em lugares de grandes aglomerações.
Este ano, o governo do Estado, em parceria com os municípios, distribuirá preservativos, material educativo e informativo, com orientações sobre como se prevenir de algumas doenças e evitar futuros problemas com a saúde. O slogan da campanha é: “No carnaval, esqueça os problemas! Só não pode esquecer a camisinha!”
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, a previsão é de que sejam distribuídos mais de um milhão de camisinhas em todo o estado.
“Os preservativos foram doados pelo Ministério da Saúde. As pessoas devem lembrar sempre de usar camisinha nas relações sexuais para se prevenir de doenças”, orientou Armando.
O secretário também alerta que, para brincar o carnaval com segurança e tranquilidade, outros cuidados devem ser redobrados, como dormir bem, alimentar-se corretamente e beber bastante água, por exemplo, para ajudar na saúde do folião.