Sesacre lança diagnóstico situacional das unidades estaduais de saúde

Um planejamento garantirá o trabalho ininterrupto das unidades de saúde (Foto: Diego Tenutti)
Um planejamento garantirá o trabalho ininterrupto das unidades de saúde (Foto: Diego Tenutti)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) lançou, na manhã desta sexta-feira, 13, o início de um diagnóstico situacional das unidades estaduais de saúde. O estudo começa pelas unidades de Rio Branco e, em seguida, será levado para as unidades do interior do estado.

O diagnóstico situacional faz parte do Plano de Desenvolvimento da Unidade de Saúde (PDUS) e será realizado por três servidores de cada unidade. Serão monitorados o consumo de insumos, as taxas de ocupação de leitos e as quantidades de profissionais e de pacientes de cada unidade, por exemplo.

No início de março, as unidades devem apresentar o diagnóstico completo, para ser analisado pela equipe do Departamento de Gestão da Sesacre. Esse estudo deve apresentar todas as necessidades específicas de cada serviço de saúde. A partir disso, um planejamento será construído para garantir o pleno funcionamento das unidades.

“Esse instrumento servirá para que as unidades sejam monitoradas permanentemente. Com isso, poderemos estabelecer soluções antecipadas de possíveis problemas, para oferecer atendimento integral e ininterrupto aos pacientes”, explicou o gerente do Departamento de Gestão da Sesacre, Moisés Viana.

Para o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, o trabalho de gestão e planejamento das unidades será fundamental para a identificação de possíveis problemas e antecipação de soluções, a fim de ofertar atendimento aos pacientes.

“Sob a determinação do governador Tião Viana, estamos buscando atacar os problemas na área da saúde de todos os lados, para que consigamos continuar avançando na ampliação de acesso e na qualidade do serviço de saúde oferecido à população”, disse o secretário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter