Acre é destaque por cumprir metas em língua portuguesa e matemática

SONY DSC
O bom desempenho dos alunos é resultado de políticas de Estado desenvolvidas nos últimos 16 anos (Foto: Eunice Caetano)

O Acre é o estado brasileiro com maior percentual de municípios que cumpriram as metas para a língua portuguesa nos anos iniciais, que corresponde à quinta série do ensino fundamental. O dado é parte das metas estabelecidas pelo Movimento Todos pela Educação, para facilitar o monitoramento do desempenho dos alunos com relação ao aprendizado adequado ao ano de matrícula. O levantamento tem com base as notas obtidas na Prova Brasil, realizada em 2013.

A pesquisa aponta que 85,7%, ou seja, 21 cidades, atingiram as metas parciais para língua portuguesa. Além disso, o Acre teve o maior crescimento em relação à divulgação anterior (2011), quando a taxa de cumprimento foi de 54,5%. “Investimos muito em nossos líderes pedagógicos, gestores e técnicos das escolas e na formação de professores”, destacou Rúbia Cavalcante, diretora de ensino da Secretaria de Estado de Educação.

Em matemática, os números dos anos iniciais mostram que Alagoas e Acre foram os estados com maior crescimento de municípios cumprindo as metas, com aumento de cerca de 9 pontos percentuais.

De acordo com o Marco Brandão, secretário de Educação, o bom desempenho dos alunos é resultado de um projeto que, nos últimos 16 anos, fez com que o estado saltasse do 27º lugar para o primeiro nas séries iniciais, e terceiro nas séries finais do ensino fundamental. Também houve investimentos de mais de R$ 47 milhões para formação de professores em todos os municípios, além da construção de diretrizes curriculares, processos metodológicos para cumprimento de metas e elaboração do plano estadual de educação.

“E os investimentos continuam. Temos a formação de mais de 1.500 professores, a recente contratação de professores efetivos, a formação continuada e 150 professores fazendo mestrado e doutorado, além de ações paralelas que explicam esse salto qualitativo”, pontuou.

Confira aqui a tabela e os dados do levantamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter