Diretores de 67 escolas assumem em Cruzeiro do Sul

Em todo o estado 227 diretores estão assumindo seus cargos (Gleilson Miranda/Secom)
Em todo o estado 227 diretores estão assumindo seus cargos (Gleilson Miranda/Secom)

Em todo o estado 227 diretores estão assumindo seus cargos (Gleilson Miranda/Secom)

Ela cresceu vendo o pai dedicado a ensinar aos outros muito além da sala de aula. Para ele, não havia nem feriado, nem final de semana, o tempo dele era ditado pela necessidade dos alunos. E não pense que José  Ciqueira, que foi diretor por 28 anos da Escola Craveiro Costa, se prendia à cadeira e à mesa de trabalho: sempre que podia dobrava a manga da camisa e lavava a caixa d’água, arrumava as salas. Foi esse o exemplo que este educador dedicado deu à filha, Carla Ciqueira, que assumiu nesta terça-feira, 31, a direção da mesma escola que o pai dirigiu.

Carla falou em nome dos 67 diretores de escola de Cruzeiro do Sul que assumiram hoje o cargo para o quadriênio 2012-2016. A escola que ela dirige a partir de hoje foi sala de aula para o vice-governador César Messias, a ex-secretária de Educação, Maria Correa e o desembargador Pedro Ranzi.

O processo formal para a escolha dos dirigentes escolares da rede estadual de ensino teve início em setembro, com o curso preparatório para os candidatos, seguido pela certificação dos resultados e, por fim, pelo processo eleitoral. A preparação e a seleção dos candidatos consolida uma política de qualificação dos profissionais da educação iniciada há mais de 13 anos, com as primeiras turmas do programa de formação de professores para a educação básica, que já atingiu 94% dos professores com formação em nível superior.

Em todo o estado 227 diretores estão assumindo seus cargos como fruto deste processo de escolha. “No Brasil existem várias formas de escolha dos dirigentes. Aqui no Acre nós chegamos a um processo que combina o mérito com a democracia, através do preparo e da eleição, que não é uma eleição pura e simples, é algo mais responsável por agregar um curso e uma certificação de resultados que tentam garantir que os mais preparados assumam”, disse o secretário Daniel Zen.

Somente em Cruzeiro do Sul foram empossados 67 diretores na manhã  desta terça-feira, 31, a solenidade contou com a presença do secretário de Educação, Daniel Zen, e do governador Tião Viana (Gleilson Miranda/Secom)

Somente em Cruzeiro do Sul foram empossados 67 diretores na manhã desta terça-feira, 31, a solenidade contou com a presença do secretário de Educação, Daniel Zen, e do governador Tião Viana (Gleilson Miranda/Secom)

A solenidade de posse dos 67 diretores de Cruzeiro do Sul aconteceu no auditório da Escola Estadual Craveiro Costa. Na segunda-feira, 30, tomaram posse os dirigentes de Tarauacá e amanhã, quarta-feira, 1, é a vez de Rio Branco e também a região do Alto Acre, com cerimônia que acontece em Brasileia.

Para o governador Tião Viana, a forma de eleição adotado pelo Acre confirma valores da democracia e da participação no processo decisório, além de melhorar a gestão. “Tenho certeza que o futuro está aqui, na sala de aula, no ensino. Tenho certeza que todos vocês estão vinculados a qualidade do ensino como um propósito profissional, de vida. A educação é o farol do mundo, vocês são fundamentais nesse processo de melhorar a sociedade”, comentou o governador.

 


Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter