O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa será no dia 15 deste mês, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência dos casos de violência contra os idosos e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal. Assim como qualquer outro tipo de agressão, essa é entendida como uma grave violação aos direitos humanos.
Segundo o Ministério da Saúde, só em 2011, cerca de dois milhões de idosos foram agredidos no Brasil. Porém, esses dados podem ser maiores que os apresentados, pois, assim como as crianças e mulheres, os idosos têm medo de denunciar o crime.
Ainda de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a maior parte da violência contra os idosos é registrada dentro de casa, pelos próprios filhos, noras ou genros. Os idosos são pessoas que geralmente têm maior fragilidade, precisam de cuidados e principalmente de paciência. Agressões físicas, psicológicas, abandono e exploração financeira são as denúncias mais comuns nas delegacias especiais de atendimento ao idoso em todo o país.
Outro ponto que vale ressaltar é a atenção aos profissionais e/ou casas de repouso em que os idosos são submetidos ao convívio. A recomendação de órgãos especializados é avaliar o histórico do enfermeiro ou do asilo e observar se o idoso apresenta indícios de lesões.
No estado do Acre existem hoje quase 50 mil idosos, sendo 22 mil na capital. O conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Acre (Cedi) é um defensor atuante no Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Lamentavelmente, os dados diários apresentam ainda um índice alto de agressão a elas.
Para mais informações sobre as formas de denúncia, o Disque Direitos Humanos – Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As denúncias recebidas da Ouvidoria e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhas aos órgãos responsáveis.