Dia de Combate ao Abuso Sexual e Luta Antimanicomial são lembrados

A solenidade foi conduzida pela vice-governadora Nazareth Araújo (Foto: Diego Gurgel/Secom)
A solenidade foi conduzida pela vice-governadora Nazareth Araújo (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial e ao de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes são lembrados anualmente em 18 de maio. Em alusão a data, o governo do Estado reuniu instituições, que atuam com a temática, em uma solenidade realizada na noite desta quarta-feira, 18, no auditório da Biblioteca da Pública.

O encontro, que contou com apresentação do coral da Escola João Aguiar, foi conduzido pela vice-governadora Nazareth Araújo, que alertou o público sobre as problemáticas enfrentadas por pessoas com doenças mentais e crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Nos últimos anos, o governo do Estado tem atuado na defesa e oferta de um tratamento humanizado aos portadores de doenças mentais, com base no respeito aos direitos humanos, da liberdade e cidadania.

“A proposta desse ato de hoje é promover uma reflexão e marcar essa data, reforçando a nossa luta pelo fortalecimento das redes que atuam nessas duas esferas socais. Temos que erradicar no Acre, essa violência sexual que é tão grave. E sei que posso contar com todos que estão aqui para que a sociedade avance”, destacou Nazareth Araújo.

Segundo o procurador-geral em exercício do Ministério Público do Acre, Carlos Maia, as datas devem ser lembradas todos os dias. “É difícil lidar com essas temáticas, mas temos nesse estado muita gente imbuída lutando pela causa. As denúncias sobre violência sexual aumentaram, e isso não significa que a violência aumentou, mas que a rede está se fortalecendo e colhendo frutos desse trabalho”, frisou.

O ato em alusão as datas reunião secretários de Estado, servidores públicos e líderes de diversas instituições que atuam na causa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter