O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ciente da grande demanda de proprietários que buscam a autarquia após pagamento das taxas de documentos veiculares, decidiu abrir um espaço destinado somente para a entrega da papelada.
O excesso de pessoas que procuravam o atendimento de veículos somente para receber seus documentos estava inviabilizando a celeridade dos outros serviços prestados pelo atendimento.
“A atitude de separar o atendimento da entrega de veículos foi acertada, tendo em vista que hoje a gente consegue perceber que ambos os atendimentos estão com o contingente de pessoas bem menor por conta dessa mudança”, ressalta a diretora operacional da autarquia, Shirley Torres.
O chefe da Divisão de Atendimento ao Público, Janderson Divino, avalia que o tempo de espera do cidadão melhorou consideravelmente. “Pessoas já reclamaram de aguardar cerca de quatro horas para ter acesso a um licenciamento, e agora as pessoas aguardam por um tempo bem menor – em torno de quarenta minutos”, afirmou Divino.
É importante salientar que o condutor, ao ser abordado, poderá apresentar os comprovantes de pagamento dos débitos do veículo durante o prazo de 20 dias, previsto na portaria 180/2008/DIREG, assegurando a não penalidade desse condutor. Somente após esse prazo é que o condutor deverá procurar o atendimento do Detran, após verificar a não entrega do documento pelos Correios.
A mudança veio beneficiar também o cidadão que busca outros serviços prestados pelo Detran naquele atendimento, como a abertura de processo para troca de UF, vistoria, troca de proprietário e outros.