Campanha de vacinação é prorrogada até a próxima sexta-feira

Quem ainda não se vacinou tem até o dia 12 de junho para ir aos centros e postos de saúde receber a imunização (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Quem ainda não se vacinou tem até o dia 12 para ir aos centros e postos de saúde receber a imunização (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Na manhã desta sexta-feira, 5, o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, e a gerente da Coordenação Estadual de Imunização e Rede de Frio, Dora Holanda, concederam entrevista coletiva para informar à população que a campanha de vacinação contra a gripe no Acre, que terminaria nesta sexta-feira, foi prorrogada até o próximo dia 12.

De acordo com o secretário, o Ministério da Saúde (MS) recomenda a continuidade da vacinação aos Estados e municípios que não atingiram a meta de 80% de cobertura vacinal.

A menor cobertura vacinal no Acre continua sendo as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. De 73.365 crianças, somente 34.390 receberam a dose da vacina, o que representa 46,88% do público alvo.

“Estamos com 90 mil pessoas imunizadas, o que representa 52,98% do público-alvo. Alguns municípios alcançaram a cobertura vacinal, e outros estão com dificuldade de registrar no sistema as doses já realizadas. Acredito que nosso percentual de cobertura é bem maior do que aparece no sistema do MS. A prorrogação da campanha nos dará condições de ampliar esse percentual”, informou o secretário.

Melo disse ainda que, além de alcançar a meta de vacinação preconizada pelo MS, o objetivo do governo do Estado é garantir que a população esteja imunizada contra as complicações decorrentes da gripe, como as pneumonias, por exemplo, que podem ser evitadas com medida simples de prevenção. A vacina reduz em até 45% dos casos de internação por pneumonia e 75% dos agravos da influenza.

Quem pode tomar a vacina

O grupo elegível é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, servidores da saúde e do sistema prisional, indígenas, população idosa a partir dos 60 anos, população penitenciária e portadores de doenças crônicas.

As pessoas que estão neste grupo e ainda não receberam a dose podem se dirigir aos centros de saúde mais próximos de casa para serem imunizadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter