Governo institui comissão para tratar dos planos de manejo florestal

A ação simboliza um passo importante que o governo dá no sentido de aprimorar a gestão do manejo florestal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A ação simboliza um passo importante que o governo dá no sentido de aprimorar a gestão do manejo florestal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho, o governador Tião Viana assinou na Casa Civil, nesta sexta-feira, o decreto que institui um grupo de trabalho responsável por elaborar a proposta de aprimoramento de gestão, controle e monitoramento ambiental dos planos de Manejo Florestal em unidades de conservação no Estado.

A comissão instituída é composta por representantes das secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Representantes do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e do Batalhão de Policiamento Ambiental também participaram da agenda.

Para o secretário da Sema, Edegard de Deus, a assinatura do decreto representa mais um passo importante que o governo dá no sentido de aprimorar a gestão do manejo florestal madeireiro nas florestas públicas do Acre. “Esse decreto vem fortalecer a gestão com controle, monitoramento e também na origem, com o rastreamento de todas as madeiras que são oriundas das áreas de manejo”, contou o gestor.

Tião Viana destacou a importância da comissão e as ações de governo que demonstram passos decisivos para o desenvolvimento florestal, como a efetivação de mais de 28 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e investimentos na aquisição de maquinário agrícola. Além disso, mais de R$ 30 milhões já foram investidos nas reservas extrativistas. Nós vivemos num canto da Amazônia e do Brasil que nos honra, pois consegue unir desenvolvimento com conservação”, afirmou o governador.

O governo lançou a campanha “Curta o meio ambiente”, voltada para a conscientização de proteção ao meio ambiente (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governo lançou a campanha “Curta o Meio Ambiente”, voltada para a conscientização de proteção ao meio ambiente (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A gestão das florestas acreanas

Para o secretário da Sedens, Fernando Lima, a iniciativa é muito importante para avançar nas ações voltadas ao meio ambiente. “As tecnologias de sistemas que hoje são geradas serão essenciais para a gestão florestal”, comentou o gestor, destacando a garantia da transparência nas ações e celeridade a todo o processo de transição, cuja gestão das florestas a Sema passa a assumir nas próximas semanas.

O diretor do Imac, Pedro Longo, afirmou que o órgão irá ceder os quadros técnicos dos profissionais que vão utilizar a ciência para, com o uso da tecnologia, propiciar os instrumentos necessários ao aprimoramento do controle do manejo.

Campanha “Curta o Meio Ambiente”

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o governo está desenvolvendo várias ações no Estado, entre elas a campanha “Curta o Meio Ambiente”,  voltada para a conscientização de proteção ao meio ambiente. Bastante massificada, sobretudo, nas redes sociais, a iniciativa objetiva despertar a agenda  no cotidiano e nas atitudes das pessoas. A campanha foi organizada pela Secretaria de Comunicação (Secom), em conjunto com as demais pastas de meio ambiente.

Tião Viana defendeu que a ação representa o compromisso, o despertar da sensibilidade e luta do governo e da sociedade em favor do meio ambiente. “Só seremos vitoriosos nessa luta quando a sociedade também assumi-la como sua”, concluiu o governador.

A comissão instituída é composta por representantes da Sema, Imac, Sedens e PGE (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Comissão instituída é composta por representantes da Sema, Imac, Sedens e PGE (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter