Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que anualmente morrem mais de 37 mil brasileiros vítimas de acidentes de trânsito.
De acordo com pesquisas da Seguradora Líder, responsável pelo Seguro Obrigatório de Veículos Automotores (DPVAT), nos primeiros seis meses deste ano foram pagas mais de 165 mil indenizações, equivalentes a R$ 1,1 bilhão.
Para mudar essa realidade ou pelo menos amenizá-la, a sociedade deve ser mobilizada. É o que a equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Cruzeiro do Sul tem feito, realizando atividades educativas direcionadas aos condutores e pedestres, além das atividades especiais em creches e escolas visando formar cidadãos consciente do dever de contribuir com o trânsito seguro.
No ultimo mês, a equipe da Circunscrição Regional de Transito (Ciretran) de Cruzeiro do Sul realizou apresentações teatrais e distribuiu cartilhas educativas nas escolas e creches do município. Ao todo, mais de 7.600 estudantes foras alcançados pela ação.
“Nossa intenção é ensinar de forma lúdica, desde a infância, os aspectos e atitudes prudentes no trânsito, instruindo sobre os cuidados que precisamos ter como parte do trânsito”, afirmou o gerente da Ciretran de Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas.
Os educadores de trânsito do município também realizaram a distribuição de panfletos educativos para mais de duas mil pessoas, em pontos estratégicos, como a ponte que dá acesso à BR-364 e o posto rodoviário, bairros em que o trânsito é mais movimentado, e em postos de combustível, orientando os motoristas, motociclistas e pedestres.