Governo avança na instalação da primeira empresa da ZPE

A Superfruits pretende processar o açaí acreano voltado para exportação na ZPE (Foto: Sérgio Vale/Secom)
A Superfruits pretende processar o açaí acreano voltado para exportação na ZPE (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta quinta-feira, 13, com os sócios da empresa Superfruits Global Acre Importação e Exportação Ltda., que será a primeira a se instalar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Estado. O governo tem avançado nas ações burocráticas junto à empresa, que agora possui a escritura do terreno cedido na ZPE. Com isso, a Superfruits começa a captar recursos junto ao Banco da Amazônia e planeja iniciar suas operações em março de 2016.

Robert Paterson, um dos sócios da Superfruits, está com sua equipe no Acre desde segunda-feira, 10, e se diz empolgado com os avanços para a instalação na ZPE acreana. “O governador nos apoiou, e agora vamos começar a implantação desde já, mesmo com a espera da aprovação do projeto pelo banco. Nós estamos muito satisfeitos com o governo, e com o apoio que eles estão nos fornecendo estamos justamente dando o ponto de partida agora”, conta.

No momento, os membros da Superfruits no Acre também estão resolvendo pendências com fornecedores de açaí, a matéria-prima que será processada em diversos produtos pela empresa. O Banco da Amazônia pediu a revisão de acertos técnicos no projeto de financiamento, que deve ser entregue até 30 de agosto. Em seguida, o banco pede 60 dias para a avaliação do financiamento.

A empresa planeja beneficiar mil toneladas de polpa de fruta já no primeiro ano e movimentar toda a cadeia. Serão cerca de 30 empregos diretos na Superfruits, mais 600 a 800 postos de trabalho nas indústrias de polpa do Estado, e de duas a três mil famílias envolvidas na produção de frutas, principalmente açaí. O governo do Estado também está investindo na expansão da produção de açaí. Só este ano serão 804 novos hectares plantados.

Tião Viana também tem mediado o processo de instalação da primeira empresa na ZPE do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana também tem mediado o processo de instalação da primeira empresa na ZPE do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Governo empenhado

As ZPEs são distritos industriais incentivados, em que as empresas nelas localizadas operam com suspensão de impostos e contribuições federais e liberdade cambial (podem manter no exterior 100% das divisas obtidas nas exportações), com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção de bens e serviços ao mercado externo. A infraestrutura da ZPE acreana já está concluída, numa área de 100 hectares em Senador Guiomard.

Segundo a secretária adjunta de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), a Superfruits passa para o início das obras da indústria. “Estamos correndo para que tudo fique pronto, com total apoio do governo no que for possível”, enfatizou

A Sedens também aprovou há um mês o projeto de instalação de uma pequena empresa interessada em produzir pneus de automodelismo com látex nativo. Um grupo de investidores chineses também tem procurado a ZPE acreana para investir na possível instalação de ao menos 10 fábricas que aproveitarão os recursos do Estado.

Este ano serão 804 novos hectares plantados (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Este ano serão plantados, no Acre, 804 hectares de açaí (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter