Na data em que se comemora a Independência do Brasil – 7 de setembro –, Rio Branco sempre tem uma programação especial. Este ano, o desfile cívico, que até então era realizado na Avenida Amadeo Barbosa, foi alterado e volta a ser realizado na Avenida Getúlio Vargas. A mudança se dá em razão da situação de emergência em que o estado se encontra, com baixa umidade do ar, e o local escolhido é mais arborizado.
As equipes de organização do evento se reuniram nesta segunda-feira, 15, na Casa Civil, com presença do setor de eventos do governo, Casa Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), RBTrans, Corpo de Bombeiros Militar do Acre (PMAC), 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e 7º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC).
“Estamos iniciando as conversas para a preparação do evento de 7 de Setembro, no qual haverá uma alteração em razão do clima que está exigindo mais cuidado, e aqui no centro temos condições de mais sombreamento”, conta a chefe do setor de eventos, Nena Mubarac.
A chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, disse que a previsão é de que o desfile comece por volta das 7h30 e deve reunir todas as representações da sociedade civil, escolas estaduais e as guarnições militares como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 4º BIS, 7º BEC e grupamento do espaço aéreo – a representação da Aeronáutica no Acre.
Estrutura e trânsito
Toda a estrutura de arquibancada será montada, além da disponibilidade de banheiros químicos, água potável para ser oferecida à população e também palanques para acomodar a representação dos poderes e do secretariado de governo.
A diretora do Detran, Alana Albuquerque, adiantou que a interdição para o desfile ocorre da Avenida Rui Barbosa até o final da Getúlio Vargas.
“O Detran vai atuar de maneira integrada com a Polícia Militar e RBTrans. Vamos articular atividades em relação aos batedores, que estarão interditando os locais apropriados onde será realizado o desfile. Estamos traçando as estratégias de planejamento para a interdição dos locais”, contou a gestora.
O evento de 7 de Setembro será realizado numa quarta-feira e contará com algumas novidades da sociedade civil, como a participação de ciclistas, de colecionadores de carros de modelos antigos e dos motoclubes do estado.