Encontro de Parteiras Indígenas tem início no Jordão

A parteira indígena Aldenira de Lima já trouxe ao mundo mais de 50 crianças (Foto: Nayanne Santana/Sesacre)
A parteira indígena Aldenira de Lima já trouxe ao mundo mais de 50 crianças (Foto: Nayanne Santana/Sesacre)

Com o intuito de resgatar, fortalecer e promover a troca de saberes tradicionais indígenas sobre o parto humanizado, está sendo realizado de 15 a 19 de agosto, no Jordão, o Encontro de Parteiras Indígenas, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Juruá (Dsai), com apoio das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e de Comunicação (Secom).

A embaixadora do Banco de Leite Humano pelo Ministério da Saúde, atriz Maria Paula Fidalgo, participa desse encontro ao lado das equipes de saúde do Estado, do Dsai e do município. Ao todo, 27 parteiras indígenas se credenciaram para o evento, que teve abertura nesta segunda-feira, 15, no Centro de Florestania.

Boas experiências

Entre as participantes está a parteira indígena da etnia kaxinawá Aldenira Pinheiro de Lima Kaxinawá, 52 anos, mãe de 13 filhos e bisavó de uma jovem. “Já ‘aparei’ mais de 50 meninos. Um dos primeiros já tem um filho de nove meses”, conta a parteira, que mora nas cabeceiras do Rio Jordão, na Aldeia Nova Extrema, a uma hora e meia de barco da cidade de Jordão.

Aldenira afirma que é com prazer que participa das capacitações, porque tem a oportunidade de aprender mais, para poder ajudar as mulheres a trazer ao mundo crianças mais saudáveis.

Maria Paula acredita que experiência no encontro com parteiras lhe trará mais aprendizado (Foto: Nayanne Santana/Sesacre)
Maria Paula acredita que experiência no encontro com parteiras lhe trará mais aprendizado (Foto: Nayanne Santana/Sesacre)

Maria Paula Fidalgo acredita que os quatro dias que participará do encontro resultarão numa experiência que ela classifica como “incrível”.

“Estou sentindo que será maravilhoso. Só de ver a força dessas mulheres que estão espalhadas por essa floresta toda, fazendo esse trabalho que é receber esses bebês com amor, carinho e sabedoria, tenho certeza de que vou aprender muito com esse encontro, e vou poder dar um pouco do meu testemunho, falar da minha experiência relacionada à amamentação”, afirmou a embaixadora.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPE) da Sesacre, Duciana Araújo, frisa que essa ação tem se realizado graças ao empenho do governo do Estado, por meio do gabinete da vice-governadora Nazaré Araújo, que priorizou essas qualificações das parteiras tradicionais.

“Nós já realizamos um encontro em Marechal Thaumaturgo, e agora chegamos ao Jordão. Vamos aperfeiçoar algumas técnicas que as mulheres indígenas já praticam. Acreditamos que serão dias de grandes ensinamentos e aprendizados. Uma boa troca de saberes”, concluiu a gestora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter