Força-tarefa

Deracre monta operação para remover balsa defeituosa em Xapuri

Uma forte operação está sendo realizada desde a manhã de terça feira, 7, pelo governo do Estado do Acre, por meio do Deracre, e  a parceria da Prefeitura de Xapuri, com o objetivo de remover a balsa que faz o transporte de veículos e pedestre ao Bairro Sibéria. A embarcação apresentou furos no casco devido a desgastes provocados pelo longo período de uso na integração do bairro com a sede do município de Xapuri.

Balsa está sendo removida e será restaurada (Foto: cedida)

Por determinação do diretor-geral, Ítalo César S. Medeiros, duas retroescavadeiras entraram em operação para içar a embarcação do rio com destino à margem.

A decisão de restaurar a balsa se deu após denúncias de que havia vários furos em seu casco, e a partir daí foi solicitado ao Corpo de Bombeiros um laudo sobre as reais condições da barca, o qual apontou falhas estruturais relevantes que poderiam causar acidentes, inclusive com perda de vidas humanas.

Com base no documento, a direção do órgão tomou as medidas necessárias para a contratação de uma empresa, mediante licitação, que realizará os trabalhos de conserto da balsa.

Segundo especialistas, tendo em vista o desgaste que ocorre no casco, é preciso que sejam trocadas todas as chapas que compõem a estrutura e que sejam feitos compartimentos células ao longo do barco para que ele permaneça flutuando mesmo que um destes compartimentos esteja inundado.