Fórum de Secretários e Dirigentes de Turismo recebe ministro da pasta pela primeira vez

Paralelo ao 12º Salão do Artesanato, que ocorre de 8 a 12 de maio em Brasília, é realizada em Goiânia a reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, o Fornatur. Pela primeira vez, desde a criação do Fornatur em 2000, um ministro do Turismo participa das discussões. O fórum atua junto com o Conselho Nacional do Turismo e debate e delibera sobre os principais temas referentes ao setor.

Os representantes de cada estado puderam colocar as suas especificidades, deficiências e necessidades de forma direta ao ministro Marcelo Álvaro Antônio. “Isso foi muito bom para que a gente possa, de fato, fomentar o turismo”, disse a secretária de Turismo e Empreendedorismo do Acre Eliane Sinhasique, acrescentando que o ministro se mostrou disposto a dar encaminhamento às diversas demandas de cada estado. Pauta unânime discutida entre os secretários e dirigentes e colocada como prioridade ao ministro tratou sobre a quantidade e preços dos voos em todo o país.

Secretários e dirigentes de Turismo se reúnem em Goiânia para discutir e deliberar sobre temas relacionados ao segmento (Foto: Divulgação)

Uma boa notícia dadas pelo ministro durante o fórum é a de que, a partir de agora, o Acre, Amapá e Rondônia, também fazem parte do programa Investe Turismo do Sebrae, que tem como objetivos o fortalecimento da governança, a inovação da oferta turística, promoção e apoio à comercialização turística, entre outros eixos.

Também na pauta da reunião está a discussão sobre a liberação dos cassinos, criação da área de inteligência de mercado, participação dos estados na promoção de forma integrada em feiras e eventos, verba descentralizada de promoção nacional e internacional. Outros temas abordados durante o fórum pelo ministro do Turismo foi a formatação de política pública de segurança entre o Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Ministérios de Economia/Planejamento e os estados para a criação da Zona de Interesse Turístico, além de financiamento para que os estados criem as Polícias Turísticas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter