Depasa remove balseiros nas estações de tratamento de água

Trocos de árvores e entulhos são retirados para evitar danos aos equipamentos de captação de água (Foto: cedida)

O período de cheias dos principais mananciais do Acre provoca o surgimento de trocos de árvores e entulhos que descem as correntezas dos rios e podem ocasionar o acúmulo desses materiais em pontes e estruturas de captação de água.

No intuito de prevenir danos aos maquinários que compõem o sistema de distribuição de abastecimento da capital, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) realiza ações preventivas nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).

“Com a subida repentina do Rio Acre, devido ao grande volume de chuvas em suas cabeceiras, estamos executando intervenções para evitar que os balseiros atinjam as bombas que estão em balsas flutuantes no apoio as torres das ETAs”, destaca o superintendente do Depasa em Rio Branco, Miguel Félix.

Além de impedir que equipamentos naufraguem por conta de perfurações ou fortes impactos nos flutuantes, técnicos da autarquia fazem a readequação das tubulações que conectam os equipamentos à rede de tratamento.

“O atual formato do sistema de captação de água de Rio Branco funciona com configurações mistas, com bombas nas torres das ETAs e flutuantes. Ficamos em alerta para manter a normalidade de todos os procedimentos de produção de água”, relata Félix.

Na mesma atuação preventiva, o Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), com o apoio do Corpo de Bombeiro e da Defesa Civil Estadual, retira os balseiros das pilastras das principais pontes e passarelas que cortam a área urbana de Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter