Depasa realiza curso de operador de Estação de Tratamento Água em Manoel Urbano

Pelo menos 80% das residências do município já  contam com os hidrômetros, equipamentos que medem a quantidade de água consumida

hidro_.jpg

Seis trabalhadores, que já exerciam a função há muitos anos, receberam capacitação de operador de Estação de Tratamento de Água (Foto: Assessoria Depasa)

Oferecer mais qualidade nos serviços prestados à população acreana. Esse é um dos compromissos do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), que entre os dias 3 e 5 de outubro realizou em Manoel Urbano um curso de operador de Estação de Tratamento de Água (ETA) para seis trabalhadores que já exerciam a função há muitos anos, mas que até então não tinham tido a oportunidade de se qualificar.

Como explica o chefe da Divisão de Produção e Tratamento, o biólogo Filogônio Cassiano, eram trabalhadores que receberam algumas instruções de como operar com os equipamentos, mas ainda não tinha feito um curso de capacitação. O curso teve duração de 40 horas e, na gestão do diretor-presidente do Depasa, Gildo César, é o segundo a ser realizado – o primeiro foi na cidade de Brasileia.

Até mesmo o gerente do Depasa no município teve que fazer o curso e aprender a mexer com os novos equipamentos que estão sendo adquiridos para a ETA de Manoel Urbano. “Partimos do princípio que o gerente também tem que saber operar os equipamentos para poder cobrar dos seus funcionários”, comentou Filogônio.

Em Manoel Urbano, além do curso de capacitação para os trabalhadores, o Depasa também está realizando a montagem dos equipamentos do laboratório da Estação de Tratamento. Com o curso, eles vão manusear as máquinas e estarão sempre prontos para atender uma comunidade que foi uma das primeiras a ter a primeira etapa do Programa Ruas do Povo concluída.

Além de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus também será contemplada com o curso de operador de ETA. Como explica Filogônio, os equipamentos para o município já foram adquiridos, faltando apenas definir a programação e quando o curso será dado aos trabalhadores. “Cabe informar que os equipamentos de Santa Rosa já se encontram prontos para implantação”, disse.

O curso de operador de ETA acontece no mesmo momento em que o Depasa está em fase de conclusão da hidrometração das residências em Manoel Urbano. Filogônio acredita que pelo menos 80% das residências do município já contam com os hidrômetros, que medem a quantidade de água consumida, o que representa em torno de 1,2 mil unidades consumidoras, das quase 1,5 mil existentes.

“Todo o trabalho que o governo do Estado realiza através do Depasa está sendo cumprido, para que possamos oferecer água em tempo integral aos moradores de Manoel Urbano, e podemos dizer que não estamos muito longe desse nosso objetivo”, faz questão de frisar Filogônio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter