Dentista doa gabinete dentário para escola de Rio Branco

Em uma iniciativa solidária, Programa Saúde na Escola recebe reforço de mais equipamentos na Marechal Castelo Branco 

dr_rutenio__1.jpg

Cirurgiã-dentista doa consultório para reforçar atendimento no Programa Estadual de Saúde nas Escolas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O cirurgião-dentista Rutênio Sá de Oliveira trabalha há dez anos no Programa Saúde na Escola, mantido pela Secretaria de Estado da Educação, e é pioneiro nos projetos ligados à saúde bucal. Há oito anos coordenando o programa, Oliveira ajudou seus 28 colegas dentistas a promoverem uma derrocada nos problemas dentários dentro da comunidade escolar. Ele calcula que a incidência de cáries tenha caído cerca de 30% no período. "Há muita coisa a ser feita, mas os problemas caíram bastante. É também um trabalho de cunho preventivo. Os educandos vão tomando consciência sobre a importância de uma boa higiene bucal e adotam a prevenção", disse.

Depois de ganhar de presente da família um consultório completo, Rutênio decidiu  em um gesto de solidariedade e compromisso, doar seu gabinete seminovo para a escola Marechal Humberto Castelo Branco, no bairro do Aviário, em Rio Branco, garantindo um reforço no atendimento dos alunos. O equipamento (composto de cadeira odontológica, refletor odontológico, autoclave odontológica e cuspideira odontológica) vale cerca de R$ 10 mil e está em perfeito estado de conservação e plenas condições de uso. A escola começará a usá-lo no próximo mês de março, quando conclui sua instalação.

A escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco é tradicional em Rio Branco e foi fundada em novembro de 1962 pelo capitão Edgard Cerqueira Filho. Em 3 de março de 1963 começou a funcionar, atendendo o antigo primeiro grau (ensino fundamental).

O Programa Saúde na Escola recebe recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e está presente em municípios do Vale do Acre, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, atendendo à rede pública com profissionais da área médica. Além de dentistas, a iniciativa executada pelo Governo do Estado conta com médicos, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros. "Atendemos 100% da demanda atual nessas regiões", disse Rosadma Macedo, gerente de Programas Complementares da Secretaria de Estado de Educação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter