Defesa Civil de Rio Branco já tem plano de ação para eventual enchente

Abrigo está montado no Parque de Exposições (Foto: Fagner Delgado/PMRB)
Abrigo está montado no Parque de Exposições (Foto: Fagner Delgado/PMRB)

As equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras Públicas e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão no parque de exposições Marechal Castelo Branco com o plano ativo de contingencia caso haja um eventual transbordamento do Rio Acre na capital.

No parque há 160 boxes montados e estão sendo preparados adequadamente para abrigar as famílias. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel George Santos, informou, neste sábado, 21, que as águas não atingiram nenhum bairro de Rio Branco.

Segundo o coordenador, o nível do Rio Acre na capital está em 12,61 metros, sendo a cota de alerta é de 13,50m e de transbordamento é de 14 metros.

“Com essa elevação das águas estamos nos preparando para que a Defesa Civil comece a atuar, caso for necessário à remoção das famílias atingidas pela cheia”, destacou o tenente-coronel George Santos.

Cuidados importantes

Santos alerta para as pessoas terem alguns cuidados quando as águas adentrarem nas residências e não entrem em contato com materiais elétricos, animais peçonhentos, reforcem a atenção com as crianças para não haver afogamentos e não ingerir a água que é prejudicial à saúde.

Caso seja necessária a remoção de alguma família atingida pela cheia, a população pode solicitar apoio da Defesa Civil por meio do telefone 193.