Defesa Agropecuária promove educação sanitária em Porto Acre

Técnicos do Idaf orientam produtor rural de Porto Acre durante visita técnica (foto: Leônidas Badaró)
Técnicos do Idaf orientam produtor rural de Porto Acre durante visita técnica (foto: Leônidas Badaró)

Como forma de garantir a qualidade sanitária tanto na criação como no abate de aves no Acre, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) visita propriedades rurais do estado com o objetivo de esclarecer aos produtores rurais as exigências legais da atividade.

Foi o que ocorreu nesta quarta-feira, 6, na região de Porto Acre.

O trabalho é coordenado pela Gerência do Programa Estadual de Sanidade Avícola. Durante a visita técnica, todas as instalações do empreendimento são vistoriadas.

O objetivo é identificar as condições de todo o processo da cadeia produtiva, desde a chegada dos pintos até o processo final, quando as aves estão no ponto de abate.

“Tudo que se relaciona a aves, nós fazemos o acompanhamento e orientamos o produtor para que ele possa ter sucesso na sua criação. O grande objetivo do Idaf é ser parceiro e contribuir para que tenhamos um rebanho de aves saudável”, afirma Loren Babinski, coordenadora do programa de avicultura.

Serviço de inspeção fiscaliza condições de abate das aves

vistoria do Idaf verifica equipamentos e condições sanitárias para o abate de aves em Porto Acre (foto: Leônidas Badaró)
Vistoria do Idaf verifica equipamentos e condições sanitárias para o abate de aves em Porto Acre (foto: Leônidas Badaró)

Outro tipo de orientação é quanto ao abate das aves, que é regulamentado por uma rigorosa legislação específica. O Idaf trabalha para garantir que nenhuma ave no Acre seja abatida sem as condições sanitárias adequadas.

Em visita a um abatedouro que se encontra inativo, mas que existe, por parte do proprietário, a intenção de retomar a produção, os técnicos do serviço de inspeção do instituto verificam as atuais condições e orientam as adequações necessárias.

Roberto Del Borgo, dono do abatedouro, agradeceu a presença do Idaf. “Nosso objetivo é fazer as coisas dentro da lei. Quando conseguirmos retomar a produção, vamos procurá-los, para que tenhamos autorização.”

Anderson Vasconcelos, responsável pelo serviço de inspeção na região do Baixo Acre, explica como o trabalho é realizado. “Verificamos a sanidade e origem dos animais, as condições sanitárias do estabelecimento e das pessoas que trabalham manipulando as aves, além da verificação dos exames que são obrigatórios”.

Qualquer produtor que tenha interesse em montar um abatedouro e tiver dúvidas sobre a legislação é só procurar um dos escritórios do Idaf, tanto na capital quanto no interior, que irá conseguir todas as orientações.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter