Da floresta à web, o artesanato se afirma como alternativa econômica às comunidades do Acre

 

Governo transfere gestão da Casa do Artesão à cooperativa

001_2.jpgO Governo do Acre, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul) assinou nesta quinta-feira contrato que transfere para a Cooperativa de Produtos e Serviços Econômicos e Solidários do Acre (Coesa) a gestão da Casa do Artesão do Parque da Maternidade. A Coesa tem presença em vários municípios e comunidades do Estado e obteve a licença para administrar a Casa depois de vencer a licitação.

O modelo é o mesmo da Casa do Artesão do Novo Mercado Velho, gerenciada pela cooperativa Paiol. O faturamento daquela unidade aumentou várias vezes nos últimos meses a partir da transferência da gestão estatal  para o capital comunitário.

No programa de desenvolvimento sustentável do Acre, o artesanato é uma atividade ligada ao turismo. "A meta é promover o empoderamento comunitário e aumentar a renda familiar. Há algum tempo, Rio Branco só tinha um espaço fixo para venda de artesanato e hoje tem quinze, o que mostra o avanço da atividade", disse Cassiano Marques, da Setul. "É um sonho que se realiza", disse Fátima Taborda, presidente da Coesa. "Estamos satisfeitos em ver o Governo repassar a gestão de uma unidade como esta para os artesãos", disse Elizabeth Monteiro, diretora técnica do Sebrae.

Na cerimônia realizada sob uma tenda ao lado da CA, estiverem presentes vários artesãos, representantes de instituições de fomento e de formação, como o Instituto Dom Moacyr; Prefeitura de Rio Branco e colaboradores, como o deputado Henrique Afonso.

O desenvolvimento do artesanato contempla diferentes ações de capacitação e gestão, como o Projeto Comprador, que se traduz na oportunidade que os profissionais acreanos têm de negociar com empresários de várias regiões do país a comercialização direta de seus produtos, sem nenhuma intermediação. Segundo informações do Sebrae e Setul, em 2006, na primeira edição do Projeto Comprador, foram comercializadas mais de 5 mil peças para grandes empresas como a Cores do Brasil e Tok&Stok. Ainda segunda o Sebrae, o  Acre é o único Estado que possui uma metodologia própria de capacitação nesse setor  na região Norte.

Estão cadastrados na Casa do Artesão cerca de 400 profissionais. No quadro da Coesa são 96. A Divisão de Artesanato da Setul se mantém acompanhando o processo de gestão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter