A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) criou na terça, 26, um comitê de representantes e gestores das 26 secretarias de estado do Acre, para gerir o Plano de Políticas para as Mulheres, lançado em novembro. O grupo fará o monitoramento das ações para garantir a efetivação das políticas, principalmente no interior.
O plano é fruto de conferências realizadas nos municípios e na capital. O processo envolveu cerca de três mil mulheres em todo o estado, e mobilizou efetivamente 16 secretarias. Dividido em duas partes, apresenta as ações desenvolvidas de 2011 a 2014 pelo governo e as propostas de políticas apresentadas pelas mulheres.
“Política para as mulheres só se consegue efetivar com a transversalidade, e por isso todos precisam participar da efetivação desse plano,” disse a titular da SEPMulheres, Concita Maia.
A vice-governadora, Nazaré Araújo, participou da reunião e elogiou a forma como ele foi construído: ouvindo mulheres em todo o estado. “A participação da sociedade civil valida o trabalho. Esse conhecimento é um norte para a política de direito das mulheres dentro das políticas gerais na área da saúde, educação, cultura e produção rural em todas as áreas do governo”, avaliou.