Idaf finaliza curso de certificação fitossanitária com aula de campo

Engenheiros durante simulação de controle químico feita na bananeira (Foto: Angela Peres/Secom)
Engenheiros durante simulação de controle químico feito na bananeira (Foto: Angela Peres/Secom)

Por intermédio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), o governo do Estado promoveu o curso de Certificação Fitossanitária de Origem, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da banana ampliando a comercialização do produto, que de agora em diante poderá ser exportado para qualquer Estado do Brasil. Nesta quarta-feira, 27, uma aula de campo marcou o encerramento da capacitação, no quilômetro 32 da BR-364.

Com o curso que capacitou engenheiros agrônomos e florestais, a classe produtora rural pode sonhar mais. Isso porque os profissionais foram habilitados para acompanhar as propriedades do Estado onde existem produções de banana e fazer a emissão do certificado de controle sanitário do produto. Com a garantia de que a banana esteja livre de pragas e doenças comuns a esse tipo de plantio, os produtores têm mais possibilidades de lucro e mais mercado.

O engenheiro agrônomo e coordenador da Cooperativa Incubadora e Gestão Avançada (Ciga) de Tarauacá Wymeson Teles falou sobre o significado do curso neste momento. “A cooperativa dá assistência aos produtores rurais, e o curso vem para aprimorar nossos conhecimentos e aumentar a capacidade de comercialização dos produtores”, explica.

A aula prática foi direcionada por um dos ministrantes, José Roberto Vieira, engenheiro e doutor em fitopatologia da Embrapa de Rondônia. “Além da legislação e do ensino de como emitir o certificado, trouxemos os alunos para esse treinamento prático, para que eles conseguissem fazer a identificação e o manejo de pragas da banana”, destacou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter