Corpo de Bombeiros têm novos profissionais especializados em mergulho

O curso iniciou com 40 alunos soldados participando, mas somente 20 concluíram (Foto: Cedida)
O curso se iniciou com 40 alunos-soldados participando, mas somente 20 concluíram (Foto: Cedida)

No fim da tarde desta quarta-feira, 28, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) realizou a cerimônia de conclusão do 5º Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT/2015), com duração de oito semanas e intensas instruções nas águas.

O curso se iniciou com 40 alunos-soldados participando, mas somente 20 concluíram. Hoje, esses profissionais estão aptos a executar técnicas de mergulho para desenvolver busca e resgate nas águas dos rios amazônicos.

Os participantes passaram por um processo de adaptação nas águas e tiveram instruções de mergulho, técnicas da marinha, condução de embarcação, atendimento pré-hospitalar e busca e resgate de corpos e objetos.

“A meta do Corpo de Bombeiros é especializar militares para desempenhar atividades de mergulho, a fim de resgatar vítimas e bens materiais em águas de rios e igarapés, pois esses novos mergulhadores irão executar missões de mergulho nas águas turvas, repletas de correntezas, e obstáculos adversos”, declarou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Gundim.

De acordo com o coordenador do curso, major Cleiton de Oliveira, o treinamento é de extrema dificuldade para os participantes, pois o estado psicológico de cada aluno em atividade é testado a cada minuto. “Os soldados que concluíram estão de parabéns. O Corpo de Bombeiros conta, a partir de agora, com um grupo altamente especializado em mergulhos”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter