Arquiteto colombiano ministra oficina sobre obras complexas com bambu

Interessados nas obras com bambu prestigiaram o primeiro dia da oficina (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Interessados nas obras com bambu prestigiaram o primeiro dia da oficina (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O arquiteto colombiano Simon Velez ministrou nesta quarta-feira, 29, a oficina “Técnica de Construção de Obras Complexas com Bambu”, na Biblioteca da Floresta.

O evento foi realizado pelo governo do Acre, por meio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Velez é um dos arquitetos mais importantes na propagação do uso do bambu na construção, e desenvolveu uma técnica que permitiu a construção de obras complexas, como prédios, usando a matéria-prima.

Simom Velez disse que bambu do Acre tem as propriedades estruturais dos bambus colombianos (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Simon Velez disse que bambu do Acre tem as propriedades estruturais dos bambus colombianos (Foto: Diego Gurgel/Secom)

No Acre desde terça-feira, 28 o arquiteto está conhecendo a realidade do Estado com relação ao bambu e também compartilhando as experiências que possui. Ele segue com agenda até sexta-feira, 31, e já conheceu a Cidade do Povo e a floresta de bambu de Porto Acre.

“Eu tinha curiosidade de conhecer o Acre, porque sei que aqui há uma grande floresta de bambu natural. Já tive a oportunidade de conhecê-lo, e constatei que é um bambu extraordinário, pois tem as propriedades estruturais dos bambus colombianos com os quais eu trabalho”, afirma Simon Velez.

Bruno Imbroisi, analista da Embrapa, salientou a alegria de estar na oficina e a contribuição que ela vai trazer para os participantes. “Ele vai falar sobre construções complexas com bambu. Eu tenho certeza de que vai dar um detalhamento especial das conexões. Ele é um dos grandes inovadores das conexões com bambu, que permitiu que a gente tivesse maiores vãos na arquitetura e prédios mais robustos”, diz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter